Terra Boa

ASCENSÃO: Descer em direção ao mundo... (cf. Pe. A. Palaoro SJ)

27.05.17 | 04:30. Archivado en Liturgia, Formação

Os onze foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado... (Mt 28,16)

Hoje culmina o tempo de páscoa com a celebração da festa da Ascensão de Jesus. “Ressurreição”, “Ascensão”, “sentar-se à direita de Deus”, “envio do Espírito Santo”, são realidades pascais, e constituem um só “mistério” que está fora do alcance dos sentidos e do nosso conhecimento.

O mistério pascal é tão rico que não podemos abarcá-lo com uma única imagem.

Os três dias para a Ressurreição, os quarenta dias para a Ascensão, os cinquenta dias para a vinda do Espírito Santo são tempos teológicos, e revelam presenças significativas de Deus, se manifestar.

>> Sigue...


É possível ser feliz?

30.05.15 | 03:13. Archivado en Formação

A sociedade eletrônica que temos muda aceleradamente e essas transformações nos obrigam a uma reciclagem contínua, para atender os requisitos da vida. Os tempos tranquilos de outrora ficaram no passado. É como dizia o coelhinho esbaforido para Alice, no singelo livro de Alice no País das Maravilhas: “Corro muito para permanecer no mesmo lugar...

Corremos muito... Eu mesmo sou bastante acelerado, e nasci aos 9 meses! O tempo é curto, para fazer tudo o que queremos. Produção, qualidade, contatos, e-mails, reuniões... Cuidar da casa, dos filhos, escola, faxina, compras, consertos, visitas,

>> Sigue...


Introdução ao AT: Etapas da Salvação...

06.04.15 | 02:49. Archivado en Formação

Para chegar à plenitude da fé do NT é preciso percorrer as diversas etapas do AT. Primeiro, precisamos querer entrar nesse caminho... Muitos não o fazem. Segundo, permanecer e perseverar nessa caminhada... Bastantes desistem. Como chegar à fé em Jesus sem passar pelas diversas etapas da história de salvação? Terceiro, aprender as lições de Deus nesse percorrido. Nem todos o fazemos. Gênese 12 narra o início dessa odisseia.

>> Sigue...


Espiritualidades condicionadas e condicionantes...

20.02.15 | 02:58. Archivado en Formação

Os santos enfrentaram os seus demônios...
Na Igreja há diversas espiritualidades nascidas de experiências ‘fortes e significativas’ de algumas pessoas que consideramos santas. Santas, mas sempre humanas e sujeitas às instâncias inconscientes do Id ou do Superego.

Estas espiritualidades nascidas de experiências profundas se situam num desses princípios psíquicos que nos habitam e o revelam. Uma curiosidade, assim como o Id rejeita instintivamente o Superego e este aquele, quem vive um tipo de espiritualidade enraizada numa dessas duas forças do inconsciente exclui sistemática e instintivamente a outra dimensão. Isso é curioso e alarmante, pois facilmente rejeitamos os outros não por razões, mas por emoções!

>> Sigue...


O poder do inconsciente na vida espiritual...

16.02.15 | 02:48. Archivado en Formação

O ser humano é complexo e as suas realidades física, psíquica e espiritual devem ser tidas sempre em conta. Geralmente usamos das ciências para o nosso proveito e conhecimento, mas facilmente deixamos as que estudam o psiquismo de lado, por pensar que não somos estudados. Aproximemo-nos, pois, dela, para perceber melhor o que somos e o fruto que Deus faz em nós.

Você já pensou que a sua crença ou descrença tem a ver com as realidades profundas do inconsciente? Nosso modo de viver, mas também o de crer têm suas raízes nessas realidades desconhecidas e condicionantes da nossa vida pessoal, social e religiosa.

>> Sigue...


Palavras interiores e exteriores...

09.02.15 | 02:28. Archivado en Formação

Faz algum tempo, um jovem escreveu a um famoso poeta pedindo uma opinião sobre os seus escritos. Tenho vocação para ser jornalista?... perguntou.

Sempre teremos perguntas e gostaríamos que alguém as pudesse responder. O nosso sábio poeta respondeu: "Você me pergunta sobre os seus escritos e, provavelmente, já perguntou isso a outras pessoas... Vai ficar perguntando, até quando? Você olha mais para fora do que para dentro de si mesmo. Pare de fazer isso, pois ninguém poderá ajudá-lo ou aconselhá-lo, como você quer. Há só um caminho: procure em você mesmo as respostas; se achar razões válidas e o seu coração encontrar paz, decida e lute pelo que realmente deseja..."

Somos tão inseguros que muitas vezes precisamos da opinião dos outros

>> Sigue...


Masturbação...

07.02.15 | 02:10. Archivado en Formação

Escrevo sobre a masturbação a pedido de alguns, já que mitos e tabus envolvem ainda o tema. O que dizer?

O autoerotismo faz parte de todas as culturas de todos os tempos e é praticado por homens e mulheres, jovens e adultos, apesar do peso negativo que algumas religiões lhe impuseram.

A moral tradicional católica considera a prática masturbatória um vício e os seus praticantes, pecadores empedernidos. Curioso: O prazer sexual sempre foi mal visto pela normativa da moral tradicional, mas não pelos seus praticantes.

>> Sigue...


Você não me valoriza...

16.01.15 | 02:30. Archivado en Formação

Você não me valoriza!... Foi uma afirmação categórica, fria e sentida. Escutei isso algumas vezes entre casais e amigos, funcionários e patrões... Você não me valoriza! Foi dito cruel e friamente, com impassibilidade. Pensei o que estaria por trás dessas palavras e só encontrei sentimentos frustrados e magoados.

Quando um adulto diz: "você não me valoriza", devemos ter em conta a possibilidade de estar mesmo sendo desvalorizado e o seu sentimento não ser considerado.

>> Sigue...


Somos realmente livres?

18.12.14 | 02:51. Archivado en Formação

O tema da liberdade é inesgotável. Muitos deram a vida por ela; outros a negaram e até a pisotearam. Mas, até que ponto somos livres?

Para muitas coisas não somos livres! Não somos livres para escolher nossos pais, irmãos, código genético ou a cor da nossa pele. Mas somos libres para decidir o que faremos com tudo isso que somos e temos.

>> Sigue...


Minhas neuroses, minha vida...

17.11.14 | 02:18. Archivado en Formação

. Dizem que todos somos neuróticos e que as neuroses fazem parte do ser das pessoas inteligentes, pois elas pertencem ao tempo do uso da razão. A neurose reprime o estágio anterior, o das emoções e dos impulsos primários da vida, e impedem de enfrentar a realidade.

Não é fácil viver o presente sem escapar para o futuro, ainda não vivido ou escorregando para o passado das nossas seguranças conhecidas. As neuroses não nos deixam viver em profundidade (sentindo e saboreando... no dizer dos Exercícios Espirituais) o momento presente. Conheço pessoas que fazem 4 coisas ao mesmo tempo e outras que mal conseguem fazer só uma. Adivinha por que ambas são neuróticas?

>> Sigue...


Gracias a la vida...

06.11.14 | 02:13. Archivado en Formação

Viver é caminhar numa estrada sempre nova, sem saber o que encontraremos após a cada curva. Quando pensamos conhecer o caminho, novos desafios surgem. Desse modo, envelhecemos aos poucos. O Qohelet, observador judeu da vida humana, se desencantou com muitas coisas; outras simplesmente sumiram do seu horizonte ficando, apenas, vislumbres de Deus.

>> Sigue...


Jesus e a sexualidade masculina...

13.09.14 | 02:24. Archivado en Formação

Nos aproximamos de Deus quando nos integramos...
Para os homens não é fácil falar sobre a sexualidade e, menos ainda, rezá-la. Nossa sexualidade virou sinônimo de pênis ereto, instrumento do macho caçador. Desde a puberdade competíamos para saber quem tinha o membro maior e, facilmente esquecíamos o mundo dos sentimentos, para não sermos suspeitos de sermos homossexuais. Associávamos a sexualidade com a força, a potência e a intensidade… gastando um monte de energia para controlar tudo isso. Mais ainda, se acreditamos em Deus o víamos como o inimigo da sexualidade humana, o poderoso castrador e do qual devíamos nos manter distantes para não perder o gosto de viver.

>> Sigue...


Lunes, 17 de diciembre

BUSCAR

Editado por

Síguenos

Hemeroteca

Diciembre 2018
LMXJVSD
<<  <   >  >>
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31