Terra Boa

Um antepassado meu padre: José Fernández Cigoña...

01.11.18 | 04:29. Archivado en Atualidade

Eu queria ser visto e lido pela história...
Um sobrinho, Salvador F. de la Cigoña Fraga, me enviou um e-mail dizendo: tio, você não é o único sacerdote da família, e anexava uma fotocópia do jornal El Católico. Periódico religioso y monárquico, de Madri, com data de 9/MAR/1853, ano XIV, n° 4250...

Que grande alegria! Lá, saindo do nevoeiro da história, estava o meu antepassado e xará José Fernández Cigoña, sendo destinado pelo bispo ao curato (pequeno povoado pastoreado por um padre), de Santa Maria de Andallón, município de Las Regueras (lugar de rios e regatos, e entre eles o Andallón, afluente do Nalón...), na antiga diocese de Oviedo/Espanha.

O Município de Las Regueras, nos idos de 1853, tempos da Regente Rainha Isabel II, contava apenas com 4.000 habitantes, distribuídos em diversos "curatos", entre eles o de Santa Maria de Andallón. Seus habitantes se dedicavam à pequena agropecuária familiar. Para um povoado simples, um simples padre!

O referido jornal de 1853, depois de falar de uma política nacional liberal e pouco respeitosa dos valores religiosos, dá algumas notícias sobre a vida católica: morte de um sacerdote, entrada de 5 jovens para a vida religiosa, roubo de objetos sacros numa igreja, visita do cardeal de Toledo a um hospital e por fim as nomeações a partir de uma terna apresentada pela Câmara Eclesiástica Diocesana, e entre elas a do meu digno antepassado, padre diocesano, José Fernández Cigoña... Quem foram seus pais? Seus irmãos e irmãs?... Isso ainda não o sabemos, mas lembro que naquela época os Fernández de la Cigoña, naturais de Avilés (Paróquia de são Nicolás de Bari), pertenciam naturalmente à diocese de Oviedo.

>> Sigue...


Éxodo Hondureño hacia el Norte del Continente... (Cias México)

26.10.18 | 04:03. Archivado en Atualidade


Como Centro de Investigación y Acción Social “Jesuitas por la paz”, nos pronunciamos por el derecho a la movilidad social sin fronteras de los hermanos centroamericanos, en especial del pueblo de Honduras, y animamos a mostrar la hospitalidad que como mexicanos siempre nos ha caracterizado. Reconocemos que las causas de esta migración tienen que ver con la violencia, el desempleo y la corrupción que vive dicho país desde hace décadas.

Se trata de una situación sin precedentes en nuestro continente, que muestra el fracaso de un modelo económico importado desde las élites económicas, inspirado en el liberalismo que ha llevado a una desigualdad social en América cada vez más insoportable. Hoy las partes olvidadas deciden buscar el amparo de las partes concentradoras de la riqueza en su legítimo derecho de una vida humana.

Este acontecimiento migratorio de escala bíblica, muestra que es imposible desarrollar una parte del cuerpo descuidando a la otra, priorizando una región y olvidando otra. Así, tarde o temprano, las partes olvidadas se rebelarán para acceder a los recursos deseados y de los que han sido privados. Todos los pueblos están conectados, lo que pasa en un punto afecta a otro.

>> Sigue...


50 parlamentares brasileiros listados como anti-indígenas...

04.10.18 | 04:55. Archivado en Atualidade

Estas pessoas não são dignas de representar o povo brasileiro na política nacional:

Arthur Lira, deputado (PP-AL)
Lucio Vieira Lima, deputado (PMDB-BA)
Eunício Oliveira, senador (PMDB-CE)
Rose de Freitas, senadora (PMDB-ES)
Roberto Balestra, deputado (PP-GO)
Ronaldo Caiado, senador (DEM-GO)
Weverton Rocha, deputado (PDT-MA)
Edison Lobão, senador (PMDB-MA)
Leonardo Quintão, deputado (PMDB-MG)
Newton Cardoso Jr, deputado (PMDB-MG)
Aelton Freitas, deputado (PR-MG)
Marcos Montes, deputado (PSD-MG)
Bonifácio José Tamm de Andrada, deputado (PSDB-MG)
Domingos Sávio, deputado (PSDB-MG)
Antonio Anastasia, senador (PSDB-MG)
Dagoberto Nogueira, deputado (PDT-MS)
Luiz Henrique Mandetta, deputado (DEM-MS)
Tereza Cristina, deputado (PSB-MS)
Carlos Marun, deputado (PMDB-MS)

>> Sigue...


Mudança de época...

01.10.18 | 04:41. Archivado en Atualidade

versível, e entre essas mudanças podemos situar o fim da dominação machista na cultura ocidental. Isto é muito sério.

Por primeira vez na história, temos a possibilidade de analisar os elos existentes entre o poder e a religião, pois por milênios a humanidade viveu atrelada a essas duas realidades patriarcais, e que agora sofrem uma profunda crise.

A dominação machista modelou a existência da nossa sociedade, identidade e organização. As mulheres submissas asseguravam a reprodução do grupo humano, enquanto os homens pairavam por cima das situações e dos relacionamentos. Tudo isso, agora, entrou em crise colocando em cheque-mate esse tipo de organização masculina, provocando inseguranças e transformações na reprodução biológica e na vida social da comunidade, mudando o referimento ao masculino. O macho entrou em crise e perdeu o tesão!

Nosso mundo é complexo, plural, multirreferencial, bem diferente dos tempos anteriores...

A dominação masculina perdeu nos dias de hoje sua razão de ser, e a igualdade dos gêneros se impôs como uma conquista histórica de toda a humanidade. Quem ganhou? A humanidade!

>> Sigue...


Dia 1/SET: Mensagem do Papa para o IV Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação...

01.09.18 | 14:16. Archivado en Atualidade

Caros irmãos e irmãs! Neste Dia de Oração desejo,em primeiro lugar, agradecer ao Senhor pelo dom da casa comum e por todos os homens de boa vontade que estão comprometidos em protegê-la. Agradeço também pelos numerosos projetos que visam promover o estudo e a proteção dos ecossistemas, pelos esforços destinados a desenvolver uma agricultura mais sustentável e uma alimentação mais responsável, pelas diversas iniciativas educacionais, espirituais e litúrgicas que envolvem muitos cristãos em todo o mundo no cuidado da criação.

Devemos reconhecê-lo: não soubemos proteger a criação com responsabilidade. A situação ambiental, quer a nível global, quer em muitos lugares específicos, não pode ser considerada satisfatória. Com razão, surgiu a necessidade de uma relação renovada e saudável entre a humanidade e a criação, a convicção de que apenas uma visão do homem autêntica e integral nos permitirá cuidar melhor do nosso planeta para o benefício das gerações presentes e futuras, pois «não há ecologia sem uma adequada antropologia» (Carta Enc. Laudato si’, 118).

>> Sigue...


Um oceano de ódio queria impedir a participação do Pe. Martin no EMF...

24.08.18 | 21:39. Archivado en Atualidade

O Pe. Jesuíta James Martin falou hoje no Encontro Mundial das Famílias, sobre como as Paróquias devem e podem acolher mais e melhor as pessoas LGBT.

Após vencer grandes pressões, `oceanos de ódio´, de católicos extremistas em contra da sua participação no EMF, não só foi o poente mais esperado, mas contou também com uma imensa plateia interessada em ouvi-lo. Ele disse:

>> Sigue...


Nota do Cimi repudia declarações do General Hamilton Mourão, Vice de Bolsanaro...

09.08.18 | 04:31. Archivado en Atualidade

O general da reserva Hamilton Mourão se manifestou, 7/AGO, a respeito das declarações feitas por ele – nas quais afirmou que o Brasil herdou a “indolência” dos índios e a “malandragem” dos negros–, durante reunião da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (RS).

Diante de tamanha aberração, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou seu posicionamento e protesto a respeito da fala deste candidato a vice-presidência. Eis a NOTA:

>> Sigue...


Nota de repúdio do SJMR contra as difamações e ameaças em Boa Vista/RR...

03.08.18 | 14:42. Archivado en Atualidade

NOTA DE REPÚDIO

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), toda a Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil e inúmeras instituições de apoio REPUDIAM as difamações e ameaças que o SJMR e seus colaboradores vem sofrendo por parte de pessoas xenofóbicas e racistas, na cidade de Boa Vista – Roraima -Brasil.

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, fundado em 1980 e caracterizado por sua presença marcante e humanitária em aproximadamente 50 países dos cinco continentes, instalou-se em Boa Vista (RR) no ano de 2017, com apoio e parceria da Diocese de Roraima e demais instituições que atuam na defesa e promoção dos migrantes e refugiados naquela região como auxilio para o tratamento adequado frente a crise migratória venezuelana e suas consequências em território brasileiro.

>> Sigue...


Carta aos pais de homossexuais...

25.06.18 | 04:10. Archivado en Atualidade

Prezados pais,

Os seus filhos são um presente de Deus criador a vocês e à humanidade, assim como a vida de todo ser humano. E vocês são para eles um instrumento da Providência divina para que tenham vida, afeto, educação e valores.

Nós chamamos a Deus de ‘Pai’, conforme a nossa tradição judaico-cristã. Usamos a nossa linguagem e experiência humanas para nos dirigirmos a alguém que ultrapassa os limites do mundo e da nossa vivência. Também reconhecemos nele os traços da ternura materna. A experiência do amor incondicional, que os pais proporcionam, é fundamental para o despertar da fé e para uma sadia relação com Deus.

Ter filhos homossexuais lhes remete à complexa realidade da diversidade sexual. Ao longo da história e em diferentes culturas, esta questão foi tratada de vários modos.

>> Sigue...


Igreja chilena crucificada...

11.05.18 | 13:15. Archivado en Atualidade

Foi um fiasco a viagem do Papa Francisco a Chile, em janeiro passado por culpa de alguns bispos. O Papa pediu à Conferência episcopal soluções para enfrentar o descrédito da hierarquia episcopal acomodada nas suas poltronas. Não é esse o modelo de bispo que a igreja quer e o povo requer.

O Papa Francisco chamou os bispos do Chile a Roma, para os dias 14 a 17/MAI, para reconstruir a comunhão eclesial, e tomar medidas necessárias e das quais precisam. Como não fizeram o que tinham que fazer, o Papa o fez: escutar as vítimas da pedofilia que por anos chamaram às portas do Núncio, e do Cardeal de Santiago, e nunca os receberam...

É necessário repensar o que fazer para recuperar o tempo perdido! O povo cristão cansou das palavras vazias que os bispos falam e não vivem.

>> Sigue...


Cardeais em Crise?

09.05.18 | 14:09. Archivado en Atualidade

Cardeais em crise? Vocês me dirão...

O que acontece com suas eminências reverendíssimas, os cardeais da Santa Mãe Igreja? Eles foram criados para assistir ao Papa, e não para confrontá-lo e acusá-lo publicamente de herege.

Primeiro foram aqueles 4 cardeais (Brandmüller (*1929), Burke (*1948), Caffarra (*1938) e Meisner (*1933)) desconfiados com a ortodoxia do Papa Francisco, pelo capítulo 8º da Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Depois, foi o Cardeal Sarah (*1945) com a proposta de voltar, o mais rápido possível, sacerdotes e fiéis na mesma direção, para o oriente ou pelo menos para o tabernáculo... De novo, a missa de costas para o povo!

Agora, e certamente não serão os últimos, surgem outras eminências pardas (Muller (*1947), Burke (*1948) e Eijk (*1953)) contestando o poder da Conferência Episcopal Alemã, por propor a intercomunhão a cristãos luteranos que dela se aproximar com respeito e reverência. E ao Papa Francisco por não fechar essa porta!

>> Sigue...


Dia 3/MAI: a Eucaristia é para todos ou só para alguns?

03.05.18 | 15:48. Archivado en Atualidade

Hoy, dia 3/MAI, um grupo de cardeais e bispos alemães se reune no Vaticano com membros da Cúria Romana para analisar se conjugues não católicos, de matrimônios mistos (um católico e outro luterano) podem comungar nas missas católicas.

A Conferência Episcopal alemã, já aprovara e fevereiro essa possibilidade.

A delegação alemã está composta por pessoas de grande categoría inteletual e moral: Cardeal Marx, cardeal Woelki; bispos de Münster, de Speyer... Presidente e o vive presidente da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal alemã; presidente da Comissão para o Ecumenismo da Conferência Episcopal alemã, e o Secretário geral da Conferencia Episcopal... Todos pesos pesados em teologia e ecumenismo!

>> Sigue...


Martes, 20 de noviembre

BUSCAR

Editado por

Síguenos

Hemeroteca

Noviembre 2018
LMXJVSD
<<  <   >  >>
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930