Terra Boa

Igreja chilena crucificada...

11.05.18 | 13:15. Archivado en Atualidade

Foi um fiasco a viagem do Papa Francisco a Chile, em janeiro passado por culpa de alguns bispos. O Papa pediu à Conferência episcopal soluções para enfrentar o descrédito da hierarquia episcopal acomodada nas suas poltronas. Não é esse o modelo de bispo que a igreja quer e o povo requer.

O Papa Francisco chamou os bispos do Chile a Roma, para os dias 14 a 17/MAI, para reconstruir a comunhão eclesial, e tomar medidas necessárias e das quais precisam. Como não fizeram o que tinham que fazer, o Papa o fez: escutar as vítimas da pedofilia que por anos chamaram às portas do Núncio, e do Cardeal de Santiago, e nunca os receberam...

É necessário repensar o que fazer para recuperar o tempo perdido! O povo cristão cansou das palavras vazias que os bispos falam e não vivem.

>> Sigue...


Cardeais em Crise?

09.05.18 | 14:09. Archivado en Atualidade

Cardeais em crise? Vocês me dirão...

O que acontece com suas eminências reverendíssimas, os cardeais da Santa Mãe Igreja? Eles foram criados para assistir ao Papa, e não para confrontá-lo e acusá-lo publicamente de herege.

Primeiro foram aqueles 4 cardeais (Brandmüller (*1929), Burke (*1948), Caffarra (*1938) e Meisner (*1933)) desconfiados com a ortodoxia do Papa Francisco, pelo capítulo 8º da Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Depois, foi o Cardeal Sarah (*1945) com a proposta de voltar, o mais rápido possível, sacerdotes e fiéis na mesma direção, para o oriente ou pelo menos para o tabernáculo... De novo, a missa de costas para o povo!

Agora, e certamente não serão os últimos, surgem outras eminências pardas (Muller (*1947), Burke (*1948) e Eijk (*1953)) contestando o poder da Conferência Episcopal Alemã, por propor a intercomunhão a cristãos luteranos que dela se aproximar com respeito e reverência. E ao Papa Francisco por não fechar essa porta!

>> Sigue...


Dia 3/MAI: a Eucaristia é para todos ou só para alguns?

03.05.18 | 15:48. Archivado en Atualidade

Hoy, dia 3/MAI, um grupo de cardeais e bispos alemães se reune no Vaticano com membros da Cúria Romana para analisar se conjugues não católicos, de matrimônios mistos (um católico e outro luterano) podem comungar nas missas católicas.

A Conferência Episcopal alemã, já aprovara e fevereiro essa possibilidade.

A delegação alemã está composta por pessoas de grande categoría inteletual e moral: Cardeal Marx, cardeal Woelki; bispos de Münster, de Speyer... Presidente e o vive presidente da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal alemã; presidente da Comissão para o Ecumenismo da Conferência Episcopal alemã, e o Secretário geral da Conferencia Episcopal... Todos pesos pesados em teologia e ecumenismo!

>> Sigue...


Ameerah Al-Taweel: princesa saudita...

30.04.18 | 04:09. Archivado en Atualidade

Você conhece Ameerah Al-Taweel, princesa da Arábia Saudita? Ela é bonita, simpática e irmã do rei; contudo, é o retrato de uma mulher que rompeu com as regras sociais do seu país.

Ela tem 34 anos, e foi uma das primeiras mulheres do seu país a dizer não ao véu, aparecendo com roupas ocidentais, embora mantendo um toque oriental. Para ela, toda mulher deve se vestir como quiser.

>> Sigue...


A Arquidiocese de Mariana/MG e a diocese de Paranavaí/PR têm novos bispos...

29.04.18 | 14:03. Archivado en Atualidade


A Arquidiocese de Mariana/MG e a diocese de Paranavaí/PR têm novos bispos...

O Papa Francisco nomeou Bispo da diocese de Paranavaí o Pe. Mário Spaki (*1971), do clero da diocese de Ponta Grossa/PR, até então Secretário-executivo do Conselho Episcopal Regional Sul 2 da CNBB, com sede em Curitiba.

Ao mesmo tempo, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana (MG), apresentada por Dom Geraldo Lyrio Rocha (*1942).

O novo Arcebispo Metropolitano de Mariana é Dom Airton José dos Santos (*1956), que será transferido da sede metropolitana de Campinas/SP.

>> Sigue...


Propostas para os futuros presbíteros...

19.04.18 | 13:34. Archivado en Atualidade

Candidatos ao Noviciado/2018 dos jesuítas do Brasil...
Estava em Itaici, quando um jovem de 22 anos me disse que gostaria de entrar na vida religiosa. Pensei: Deus trabalha sem parar, a pesar de nossas limitações e fragilidades.

Sabemos que os MCS não valorizam nosso celibato. Parece, até, como se a nossa “vida afetivo-sexual” ficasse à vista de todos. São muitos os que se posicionam contra, argumentando teses já sabidas: imposição desumana, atentado aos direitos pessoais, hipocrisia generalizada, etc. E no em tanto, no meio desse mar agitado, Deus continua chamando pessoas para a vida consagrada e ministerial.

A primeira reação diante dos “casos escandalosos” que surgem nos MCS não deve ser o do pânico ou da censura, mas o da sensatez. Não adianta esconder notícias que se filtram por toda parte nem podemos colocar os jovens vocacionados numa “estufa”, protegendo-os da opinião pública. A liberdade de expressão é um valor, e a impossibilidade de controle faz inviável falsos recursos protetores.

>> Sigue...


A difícil tarefa dos relacionamentos humanos...

17.04.18 | 04:48. Archivado en Atualidade

A integração pessoal e a pacificação interior não são fáceis. As decepções são frequentes e profundas. Os relacionamentos não são consistentes e, logo depois dos primeiros contatos, o desencanto brota no coração. Não somos o que queremos nem os outros nos preenchem satisfatoriamente. Somos distorcidos, e escondemos por pouco tempo nossos defeitos e manias. Somos complexos em demasia. E se não nos entendemos, como poderemos compreender o mistério dos outros? Os relacionamentos humanos são frágeis e artesanais.

Ao mesmo tempo, somos profundos nos sentimentos e superficiais nas consequências que derivam deles. Se entra de cheio em novos relacionamentos, que se perdem com o tempo. O desgaste afetivo é enorme, aumentando progressivamente os desenganos amorosos.

Conheço muitas pessoas rotas por dentro, necessitadas de gratuidade e carinho. Como levantar a cabeça e não entrar em desesperos existenciais com tamanhos desencontros?

>> Sigue...


Uma história homoafetiva...

25.03.18 | 12:52. Archivado en Atualidade

É nos desvios que encontra as melhores surpresas e os ariticuns maduros... (M. de Barros)
Conto como me contaram: André (nome fictício) é um homem jovem, de 35 anos, alto, e que gosta de jogar futebol. Nordestino por natureza, mora em São Paulo; é inteligente, bonito e homoafetivo. Apesar de trabalhar como um mouro, nunca conseguiu fazer um pé-de-meia...

Que eu saiba, André decidiu seguir sua tendência aos 29 anos de idade, quando se envolveu com um cara bem mais idoso do que ele. Foram 4 anos de convivência feliz e harmoniosa, até o cara ter um infarto e morrer nos braços dele. Desse convívio, André não levou nem um centavo.

O tempo foi passando, e André se enrolou com um senhor separado, e com filhos maiores. Embora se amassem, o aposentado deixou bem claro que não assumiria legal nem socialmente sua aventura. Decepcionado, e cansado de trabalhar, André decidiu vender o pouco que tinha e ir a Madri, na casa de um primo gay, para ver se encontrava trabalho. Passou por Genebra, Budapest, Berlim, Paris... Madri.

>> Sigue...


Bispo e padres presos por desvios de recursos na Igreja Católica...

21.03.18 | 13:42. Archivado en Atualidade

O bispo de Formosa/GO, o Vigário Geral e mais outros 4 padres foram presos na manhã do dia 19/MAR, por desvios de recursos de mais de 2 milhões de reais, na diocese de Formosa. Parece que o grupo se apropriava de dinheiro oriundo de dízimos, doações, e arrecadações de festas realizadas pelos fiéis em benefício próprio.

As investigações começaram em 2015.

Em dezembro de 2017, alguns fiéis denunciaram que as despesas da casa episcopal passaram de R$ 5 mil para R$ 35 mil, desde que Dom José Ronaldo assumiu a Diocese.

Os fieis leigos tem responsabilidades na Igreja e devem se manifestar adequadamente nela. Levar um bispo para a cadeia é pena que o Direito Canônico pune com a excomunhão.

>> Sigue...


Mãe defende filha que usaria `escravos´ negros em festa de 15 anos...

19.03.18 | 13:14. Archivado en Atualidade

Esconde o rosto para não ser vaiada publicamente...

Comento o que vi na NET, e se é verdade, é um absurdo e um crime! Mãe defende filha que usaria `escravos´ negros em festa de 15 anos...

Mas, meu Deus do céu, o que tem essa moça na cabeça? Ensaio de aniversário de 15 anos com referências a época de escravidão?... A debutante vestida de `sinhazinha´ e os servidores de mucamas e escravos?... O caso teria ocorrido em Belém, no Pará.

A cerimonialista disse que a festa está agendada para o dia 26/MAI. É para a polícia se apresentar na dita celebração e prender os pais da moça por crime de racismo.

>> Sigue...


Padre é xingado na missa por mencionar Marielle Franco...

19.03.18 | 13:06. Archivado en Atualidade

O Pe. Mário de França Miranda, meu coirmão jesuíta e companheiro de comunidade na PUC-Rio, celebrou missa na Paróquia da Ressurreição, em Ipanema, neste domingo 18/MAR, às 10h30. Na homilia, comentou o Evangelho sobre o grão de trigo que cai na terra e se desfaz para dar frutos (Jo 12,24).

Na sua homilia lembrou Jesus e os que vencem o egoísmo lutando por um mundo melhor e mais humano. São vidas que a morte não põe fim. E deu também, como exemplo, Martin Luther King Jr., dom Oscar Romero e Marielle, que denunciou o abuso de poder contra populações faveladas.

>> Sigue...


Vereadora do PSOL, Marielle Franco (*1980) é morta a tiros na Região Central do Rio...

15.03.18 | 18:44. Archivado en Atualidade

Querida Marielle,
Até ontem, sua vida, suas lutas e suas causas eram conhecidas por alguns. Hoje, tendo sido arrancada brutalmente do meio de nós, você, suas lutas e suas causas são apresentadas ao Brasil e ao mundo. Ainda que com o coração cheio de tristeza, cansaço, revolta, indignação... muitos dirão hoje: prazer em conhecê-la, Marielle! É sempre bom conhecer pessoas que viveram com sentido, pessoas que ousaram sonhar quando tudo à sua volta queria conduzir ao pesadelo.

É curioso, mas seu sobrenome já trazia em si um projeto de vida. `Franco´ significa tanta coisa boa:"Leal, sincero; não dissimulado; verdadeiro. Livre de qualquer estorvo; desembaraçado. Que não se sujeita a outros; independente. Livre do pagamento de quaisquer direitos ou tributos; isento. Não constrangido; espontâneo."

Mas quem não aprendeu a ser franco tem geralmente dificuldade com quem o é. O sangue que corria em suas veias, Marielle - esse mesmo sangue injustamente derramado ontem em nosso duro asfalto - associava a sua vida à história de tanta gente negra, pobre e sonhadora: gente que tem lutado há séculos para que a mordaça e as correntes sejam destruídas de uma vez por todas! Toda vida tem desejo de ser franca!

>> Sigue...


Lunes, 18 de junio

BUSCAR

Editado por

Síguenos

Hemeroteca

Junio 2018
LMXJVSD
<<  <   >  >>
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930