Terra Boa

Uma boa notícia: 13 jovens admitidos no nosso Noviciado...

27.12.18 | 12:15. Archivado en Atualidade

O Pe. Provincial dos jesuítas do Brasil admitiu 13 jovens no Noviciado Nossa Senhora da Graça, Feira de Santana/Ba. A entrada será no dia 05/FEV/2019. Eis os seus nomes:

Diego Emanuel Pinheiro Antunes, 24 anos. Natural de Curitiba/PR. Graduado em Odontologia. Fez sua experiência de acompanhamento e discernimento na Comunidade Santo Afonso Rodrigues, em Teresina/PI.

Felipe Bernardini, 21 anos. Natural de Cascavel/PR. Graduado em História. Fez sua experiência de acompanhamento e discernimento na Comunidade Dom Helder Câmara, em Fortaleza/CE.

Gabriel Cavalcante de Oliveira, 20 anos. Natural de Fortaleza/CE. Ensino Médio. Fez sua experiência de acompanhamento e discernimento na Comunidade Dom Helder Câmara em João Pessoa/PB.

Gian Franco Lopes da Silva, 41 anos. Natural de Belo Horizonte/MG. Ensino Médio. Fez sua experiência de acompanhamento e discernimento na Comunidade Antônio Vieira, em Salvador/BA.

>> Sigue...


João de Deus?

27.12.18 | 04:04. Archivado en Atualidade

Alguns anos atrás encontrava-me em Brasília. Um amigo, sabendo que eu era jesuíta e que temos como nosso fundador Santo Inácio de Loyola, me disse:
- Sabe que em Abadiânia tem um médium que diz encarnar Santo Inácio de Loyola?
Fiquei perplexo, pois nossos santos são pouco conhecidos.
- Como assim?

Quem me conhece sabe que sou devoto do meu santo fundador. Assim, pois, numa quarta-feira saímos bem cedo a caminho dessa pequena cidadezinha do planalto goiano.
Chegamos na casa D. Inácio. Pensei: Será que Santo Inácio vai me reconhecer?

Num galpão simples nos encontrávamos mais de 500 pessoas. Como chegamos bem encima da hora, ocupamos cadeiras separadas. Logo percebi que eu estava rodeado por jovens estrangeiros. Um canto católico, preces dirigidas, sermão em português e inglês tudo dirigido por pessoas da Casa...

De repente, um aviso: Por favor, as pessoas que a “entidade” pediu para voltar e fazer um tratamento, fiquem de pé... Muitas pessoas se levantaram. E foram entrando por uma porta estreita... O que haverá detrás daquela porta?

>> Sigue...


Papa aos membros da Cúria Romana: A Igreja sairá das tempestades mais bela e purificada...

21.12.18 | 12:14. Archivado en Atualidade

O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira os seus colaboradores da Cúria Romana, para as felicitações de Natal. O Papa fez um longo discurso, falando das mazelas e das alegrias que afligem o trabalho de quem se dedica à Igreja.
Tempestades e furacões. A barca da Igreja viveu este ano momentos difíceis, sendo acometida por tempestades e furacões. Entretanto, a Esposa de Cristo prossegue a sua peregrinação entre alegrias e aflições, entre sucessos e dificuldades, externas e internas...

Muitas são as aflições: migrantes que encontram a morte ou as portas fechadas. Quanto medo e preconceito! Pobreza e miséria! Violência contra os frágeis e contra as mulheres... Guerras declaradas e não declaradas... Nova era de mártires... Contratestemunho e escândalos de alguns ministros da Igreja: A Igreja não poupará esforços fazendo tudo o que for necessário para entregar à justiça toda a pessoa que tenha cometido tais delitos. Infidelidades, pessoas que traem a sua vocação, a sua missão, a sua consagração a Deus e à Igreja e que se escondem por detrás de boas intenções, para apunhalar os seus irmãos e semear joio, divisão e perplexidade...

>> Sigue...


Nota do Cimi sobre as agressões do Presidente eleito contra os Povos Originários do Brasil ...

04.12.18 | 14:33. Archivado en Atualidade

São graves e preocupantes as ideológicas, anacrônicas e recorrentes declarações do presidente eleito sobre os povos originários do Brasil
Bolsonaro insiste em equiparar os povos a animais em zoológicos, o que é, por si só, inaceitável. Ao fazer isso, o presidente eleito sinaliza que os povos podem ser caçados e expulsos por aqueles que têm interesse na exploração dos territórios indígenas e que pensam como ele.

O presidente eleito retoma o discurso integracionista, marca dos governos ditatoriais das décadas de 1960 a 1980. A ideologia do integracionismo deu margem para ações de agentes estatais e privados que resultaram no assassinato de ao menos 8 mil indígenas no período citado, como atesta o Relatório da Comissão Nacional da Verdade.

>> Sigue...


Alteração genética de embriões humanos…

30.11.18 | 12:22. Archivado en Atualidade

Dias atrás acordamos com duas notícias extraordinárias: A alteração genética em duas gêmeas chinesas, Nana e Lulu, e a chegada de uma nave espacial ao planeta Marte. O que tem a ver uma coisa com a outra? Com a ajuda responsável da técnica somos capazes de façanhas fantásticas.

Mas, vamos ao primeiro caso. O cientista chinês He Jiankui (*1984) defendeu seu experimento com embriões humanos viáveis, modificando seus genes para que nascessem resistentes ao AIDS. Sua declaração chocou profundamente a classe acadêmica, e o chamaram de irresponsável.

Modificar o gene CCR5, por onde o vírus da AIDS entra para atacar o sistema imunológico humano, é bizarro e ao mesmo tempo fantástico. O pai era portador do vírus da AIDS… disse o cientista chinês, que utilizou onze embriões em seis tentativas de implantação. As meninas que nasceram passam bem e estão em casa com os pais…

>> Sigue...


Vergonha! Seis brasileiros concentram a mesma riqueza que a metade da população...

27.11.18 | 04:45. Archivado en Atualidade

Eis os nomes dos que estão convidados por Deus para compartilhar o que tem com a maioria do povo brasileiro:
Jorge Paulo Lemann, 1939, (AB Inbev) com patrimônio líquido de 21,3 bilhões USD /2018;
Joseph Safra, 1938, (Banco Safra) com um patrimônio líquido de 20,1 bilhões USD (2018);
Marcel Hermmann Telles, 1950, (AB Inbev): patrimônio líquido de 10,9 bilhões USD (2018);
Carlos Alberto Sicupira, 1948, (AB Inbev): patrimônio líquido de 9,2 bilhões USD (2018);
Eduardo Saverin, 1982, (Facebook) com um patrimônio líquido de 8,7 bilhões USD (2018);
Ermirio Pereira de Moraes, 1952, (Grupo Votorantim): patrimônio líquido de 2, 3 bilhões USD (2018).

>> Sigue...


Um antepassado meu padre: José Fernández Cigoña...

01.11.18 | 04:29. Archivado en Atualidade

Eu queria ser visto e lido pela história...
Um sobrinho, Salvador F. de la Cigoña Fraga, me enviou um e-mail dizendo: tio, você não é o único sacerdote da família, e anexava uma fotocópia do jornal El Católico. Periódico religioso y monárquico, de Madri, com data de 9/MAR/1853, ano XIV, n° 4250...

Que grande alegria! Lá, saindo do nevoeiro da história, estava o meu antepassado e xará José Fernández Cigoña, sendo destinado pelo bispo ao curato (pequeno povoado pastoreado por um padre), de Santa Maria de Andallón, município de Las Regueras (lugar de rios e regatos, e entre eles o Andallón, afluente do Nalón...), na antiga diocese de Oviedo/Espanha.

O Município de Las Regueras, nos idos de 1853, tempos da Regente Rainha Isabel II, contava apenas com 4.000 habitantes, distribuídos em diversos "curatos", entre eles o de Santa Maria de Andallón. Seus habitantes se dedicavam à pequena agropecuária familiar. Para um povoado simples, um simples padre!

O referido jornal de 1853, depois de falar de uma política nacional liberal e pouco respeitosa dos valores religiosos, dá algumas notícias sobre a vida católica: morte de um sacerdote, entrada de 5 jovens para a vida religiosa, roubo de objetos sacros numa igreja, visita do cardeal de Toledo a um hospital e por fim as nomeações a partir de uma terna apresentada pela Câmara Eclesiástica Diocesana, e entre elas a do meu digno antepassado, padre diocesano, José Fernández Cigoña... Quem foram seus pais? Seus irmãos e irmãs?... Isso ainda não o sabemos, mas lembro que naquela época os Fernández de la Cigoña, naturais de Avilés (Paróquia de são Nicolás de Bari), pertenciam naturalmente à diocese de Oviedo.

>> Sigue...


Éxodo Hondureño hacia el Norte del Continente... (Cias México)

26.10.18 | 04:03. Archivado en Atualidade


Como Centro de Investigación y Acción Social “Jesuitas por la paz”, nos pronunciamos por el derecho a la movilidad social sin fronteras de los hermanos centroamericanos, en especial del pueblo de Honduras, y animamos a mostrar la hospitalidad que como mexicanos siempre nos ha caracterizado. Reconocemos que las causas de esta migración tienen que ver con la violencia, el desempleo y la corrupción que vive dicho país desde hace décadas.

Se trata de una situación sin precedentes en nuestro continente, que muestra el fracaso de un modelo económico importado desde las élites económicas, inspirado en el liberalismo que ha llevado a una desigualdad social en América cada vez más insoportable. Hoy las partes olvidadas deciden buscar el amparo de las partes concentradoras de la riqueza en su legítimo derecho de una vida humana.

Este acontecimiento migratorio de escala bíblica, muestra que es imposible desarrollar una parte del cuerpo descuidando a la otra, priorizando una región y olvidando otra. Así, tarde o temprano, las partes olvidadas se rebelarán para acceder a los recursos deseados y de los que han sido privados. Todos los pueblos están conectados, lo que pasa en un punto afecta a otro.

>> Sigue...


50 parlamentares brasileiros listados como anti-indígenas...

04.10.18 | 04:55. Archivado en Atualidade

Estas pessoas não são dignas de representar o povo brasileiro na política nacional:

Arthur Lira, deputado (PP-AL)
Lucio Vieira Lima, deputado (PMDB-BA)
Eunício Oliveira, senador (PMDB-CE)
Rose de Freitas, senadora (PMDB-ES)
Roberto Balestra, deputado (PP-GO)
Ronaldo Caiado, senador (DEM-GO)
Weverton Rocha, deputado (PDT-MA)
Edison Lobão, senador (PMDB-MA)
Leonardo Quintão, deputado (PMDB-MG)
Newton Cardoso Jr, deputado (PMDB-MG)
Aelton Freitas, deputado (PR-MG)
Marcos Montes, deputado (PSD-MG)
Bonifácio José Tamm de Andrada, deputado (PSDB-MG)
Domingos Sávio, deputado (PSDB-MG)
Antonio Anastasia, senador (PSDB-MG)
Dagoberto Nogueira, deputado (PDT-MS)
Luiz Henrique Mandetta, deputado (DEM-MS)
Tereza Cristina, deputado (PSB-MS)
Carlos Marun, deputado (PMDB-MS)

>> Sigue...


Mudança de época...

01.10.18 | 04:41. Archivado en Atualidade

versível, e entre essas mudanças podemos situar o fim da dominação machista na cultura ocidental. Isto é muito sério.

Por primeira vez na história, temos a possibilidade de analisar os elos existentes entre o poder e a religião, pois por milênios a humanidade viveu atrelada a essas duas realidades patriarcais, e que agora sofrem uma profunda crise.

A dominação machista modelou a existência da nossa sociedade, identidade e organização. As mulheres submissas asseguravam a reprodução do grupo humano, enquanto os homens pairavam por cima das situações e dos relacionamentos. Tudo isso, agora, entrou em crise colocando em cheque-mate esse tipo de organização masculina, provocando inseguranças e transformações na reprodução biológica e na vida social da comunidade, mudando o referimento ao masculino. O macho entrou em crise e perdeu o tesão!

Nosso mundo é complexo, plural, multirreferencial, bem diferente dos tempos anteriores...

A dominação masculina perdeu nos dias de hoje sua razão de ser, e a igualdade dos gêneros se impôs como uma conquista histórica de toda a humanidade. Quem ganhou? A humanidade!

>> Sigue...


Dia 1/SET: Mensagem do Papa para o IV Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação...

01.09.18 | 14:16. Archivado en Atualidade

Caros irmãos e irmãs! Neste Dia de Oração desejo,em primeiro lugar, agradecer ao Senhor pelo dom da casa comum e por todos os homens de boa vontade que estão comprometidos em protegê-la. Agradeço também pelos numerosos projetos que visam promover o estudo e a proteção dos ecossistemas, pelos esforços destinados a desenvolver uma agricultura mais sustentável e uma alimentação mais responsável, pelas diversas iniciativas educacionais, espirituais e litúrgicas que envolvem muitos cristãos em todo o mundo no cuidado da criação.

Devemos reconhecê-lo: não soubemos proteger a criação com responsabilidade. A situação ambiental, quer a nível global, quer em muitos lugares específicos, não pode ser considerada satisfatória. Com razão, surgiu a necessidade de uma relação renovada e saudável entre a humanidade e a criação, a convicção de que apenas uma visão do homem autêntica e integral nos permitirá cuidar melhor do nosso planeta para o benefício das gerações presentes e futuras, pois «não há ecologia sem uma adequada antropologia» (Carta Enc. Laudato si’, 118).

>> Sigue...


Um oceano de ódio queria impedir a participação do Pe. Martin no EMF...

24.08.18 | 21:39. Archivado en Atualidade

O Pe. Jesuíta James Martin falou hoje no Encontro Mundial das Famílias, sobre como as Paróquias devem e podem acolher mais e melhor as pessoas LGBT.

Após vencer grandes pressões, `oceanos de ódio´, de católicos extremistas em contra da sua participação no EMF, não só foi o poente mais esperado, mas contou também com uma imensa plateia interessada em ouvi-lo. Ele disse:

>> Sigue...


Lunes, 21 de enero

BUSCAR

Editado por

Síguenos

Hemeroteca

Enero 2019
LMXJVSD
<<  <   >  >>
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031