Terra Boa

Amores líquidos?

22.11.18 | 04:34. Archivado en Mensagens

Vivemos um tempo de transição, onde padrões, códigos, regras que antes regiam se desconstruíram. Na modernidade líquida (cf. Bauman), onde nada é sólido ou permanente, a sociedade se enfraquece e cada um é o que pode ser.

Caminhamos e nos relacionamos na neblina, sem ter a certeza de nada! É a fragilização das relações sociais e afetivas. Tudo é frágil, individual e descartável. Não temos mais o hábito de consertar algo que se estragou; a gente troca acompanhando o ritmo alucinante dos acontecimentos; jogamos o objeto fora e o substituímos por outro novo. O importante não é o produto funcionar, mas o poder escolher, comprar e possuir um outro novo e atual.

Este modelo, onde tudo se tem, mas nada se retém, foi transferido para as relações afetivas. Com o auxílio das redes sociais e aplicativos, cada vez mais se escolhem as pessoas ‘pela capa’ ou sexo; e depois, se encontramos algo que nos desagrade, basta desconectar, bloquear, e trocar por um outro. Vivem-se diversas identidades em momentos diferentes. E assim, constantemente.

>> Sigue...


História verídica... (Cf. Pe. J. Powell SJ)

23.05.18 | 15:51. Archivado en Mensagens

Um dia, estava eu de pé na porta da sala, esperando meus alunos entrarem para o nosso 1º dia de aula. Foi aí que vi Tom, pela primeira vez. Não consegui evitar que meus olhos piscassem de espanto. Ele tinha cabelos longos e muito louros que batiam uns 20 cm abaixo dos ombros. Eu nunca vira um rapaz com cabelos tão longos.

Acho que a moda estava apenas começando nessa época. O que importa não é o que está fora, mas o que vai por dentro da cabeça, pensei, mas confesso que fiquei chocado. Logo classifiquei Tom com um ‘E’ de ‘estranho’, muito estranho! E ele acabou se revelando como o ‘ateu da turma’ no meu curso de Teologia. Constantemente fazia objeções e questionava a possibilidade de existir um Deus-Pai que nos amasse incondicionalmente. Convivemos em relativa paz durante o semestre, embora admito que às vezes ele era bastante incômodo.

No fim do curso, ele se aproximou e me perguntou, num tom ligeiramente irônico:

>> Sigue...


Flores de Cristo... Lenda singela do Natal. (Anônimo)

26.12.17 | 11:35. Archivado en Mensagens

Na noite santa do Natal, uns pastores se dirigiram ao estábulo para levar ao Menino Jesus, que repousava na manjedoura, seus presentes: lã de ovelha, pão e manteiga.

O filhinho de um pastor, menino de coração bondoso, também quis presentear o pequeno Rei, mas como era pobre, não podia comprar-lhe um presente. Na sua singeleza pensou que talvez a criancinha estivesse com sede. Correu para casa, pegou a tigelinha com a qual tomava o seu leite todas as manhãs e a encheu de leite e mel.

Ao ver os pastores, que já estavam bem distantes, começou a correr para alcançá-los. Nesta corrida, derramou o leite sem querer, de tal modo que ao chegar ao estábulo, só tinha apenas um resto na tigela. O menino, antes de se aproximar do presépio, olhou para trás e viu, com grande tristeza, o leite derramado. Com isto, não percebeu que havia uma grande pedra no caminho e caiu. Com a queda, sua tigela tão querida e preciosa, quebrou-se em pedaços.

>> Sigue...


Para você sorrir neste fim de ano...

26.12.17 | 04:44. Archivado en Mensagens


FOTOS QUE FALAM E FAZEM PENSAR...

18.12.17 | 14:22. Archivado en Mensagens

(foto: N. Maróstica)


Diante do céu infinito,

do mar imenso

e da praia dourada...

O que é o homem?


REFORMA DO PAPA FRANCISCO OU DO EVANGELHO?... (Pe. Paulo Crozera/Campinas)

21.08.17 | 04:51. Archivado en Mensagens


Há quem afirme que o Papa Francisco é um modismo que vai passar logo e tudo voltará como era antes... E, lamentavelmente, ainda pior e escandaloso, é saber que há pessoas dentro da própria Igreja que rezam nesse sentido, pedindo para que isso aconteça o mais breve possível. Um absurdo sem tamanho, pois esses são os mesmos que defendiam total, irrestrita e absoluta obediência quando o Papa era outro!!! As coisas parecem terem ficado muito relativizadas...

No entanto, o que vemos acontecer com o Papa Francisco não é propriamente algo dele. Evidentemente que tudo vem carregado com seu carisma e com o seu jeito único de ser. Mas a reforma que ele está empreendendo na Igreja é, acima de tudo, a reforma pautada no Evangelho da alegria e da vida. Além disso, ele tem seguido as determinações do Concílio Vaticano II que ainda não foram implementadas, após mais de 50 anos de sua conclusão.

>> Sigue...


Só Jesus salva...

07.07.17 | 16:45. Archivado en Mensagens

"Só Jesus salva!" é um slogan popular em adesivos, placas em eventos esportivos e faixas fixadas em árvores ou puxadas por aviões de pequeno porte. Também escrita em muros, mesmo com erros gramaticais... Provavelmente nenhuma destas frases foi feita por católicos. Contudo, não negamos essa verdade: Só (com acento) Jesus salva.

Como fazer, pois, do V centenário da Reforma protestante, celebrado em 2017, uma ocasião de graça e de reconciliação para toda a Igreja, e não apenas para os irmãos separados?

O Espírito Santo nos insere na plena verdade da pessoa de Cristo, e nos ilumina sobre a maneira pela qual a salvação nos chega. Somos justificados, salvos, pela fé em Jesus, o Cristo.

A tese da justificação pela fé, e não pelas 'boas' obras, outrora campo de batalha entre católicos e protestantes, parece superado. Todos sabemos que salvação não é pelas nossas obras, mas é dom e graça do bom Deus que nos chega por Jesus.

A doutrina da justificação gratuita pela fé é a mensagem central do Evangelho de Cristo, contido já na palavra “Evangelho”, boa notícia.

>> Sigue...


PAPA FRANCISCO: TIMONEIRO DE DEUS... (cf. Pe. Paulo Crozera/Campinas-SP)

02.07.17 | 14:41. Archivado en Mensagens

Estamos atravessando mares bem revoltos no mundo e na própria Igreja. Há reações de toda espécie e interpretações completamente díspares. No entanto, o Papa Francisco tem desempenhado uma liderança exemplar com muita lucidez, grande coragem e renovada abertura, mas sobretudo com uma humildade evangélica que salta aos olhos.

Certamente seu pontificado não será muito longo, mas ele deixará um legado precioso, e as mudanças que serenamente está empreendendo provocarão uma renovação comparável ao tem sido o abençoado Concílio Vaticano II.

Evidentemente, na barca de Pedro sempre haverá aqueles que desejam remar para trás, e não compreendem o itinerário a seguir. Não foi assim também com os discípulos de Jesus? Basta ler com atenção o Evangelho de Marcos, por exemplo, e veremos uma série de contradições do começo ao fim entre a proposta de Jesus e o acolhimento dela por parte dos seus seguidores. Ao final do Evangelho não é nenhum deles que professa a fé em Jesus, mas, sim um soldado romano: "Realmente este homem era Filho de Deus!" (Mc 15,39).

>> Sigue...


Fotos que falam e fazem pensar...

17.03.17 | 14:46. Archivado en Mensagens



Neste momento da sua vida é assim que você se sente?


Meu cordão umbilical...

10.03.17 | 03:26. Archivado en Mensagens


Primeiro uma premissa: Os problemas de família envolvem diversas pessoas...

Contudo, a família é nosso primeiro meio social, onde construímos positiva ou negativamente nossos primeiros relacionamentos. Isso é muito importante, pois ficamos marcados por eles. Esses vínculos primários e necessários podem acabar sendo um pesadelo no desnvolvimento de alguns. Há pessoas que nunca romperam seu cordão umbilical!

>> Sigue...


Imagens que falam e fazem pensar...

12.01.17 | 05:38. Archivado en Mensagens



No início do ano o quê essa foto lhe quer revelar?


Dia 1/JAN/2017:Mensagem do Papa no dia mundial da Paz: A NÃO VIOLÊNCIA ...

01.01.17 | 04:14. Archivado en Mensagens

1. No início deste novo ano, formulo sinceros votos de paz aos povos e nações do mundo inteiro, aos chefes de Estado e de governo, bem como aos responsáveis das Comunidades Religiosas e das várias expressões da sociedade civil. Almejo paz a todo o homem, mulher, menino e menina, e rezo para que a imagem e semelhança de Deus em cada pessoa nos permitam reconhecer-nos mutuamente como dons sagrados com uma dignidade imensa. Sobretudo nas situações de conflito, respeitemos esta «dignidade mais profunda»1 e façamos da não-violência ativa o nosso estilo de vida.

Esta é a Mensagem para o 50º Dia Mundial da Paz. Na primeira, o Beato Papa Paulo VI dirigiu-se a todos os povos – e não só aos católicos – com palavras inequívocas: «Finalmente resulta, de forma claríssima, que a paz é a única e verdadeira linha do progresso humano (não as tensões de nacionalismos ambiciosos, nem as conquistas violentas, nem as repressões geradoras duma falsa ordem civil)».

>> Sigue...


Jueves, 24 de enero

BUSCAR

Editado por

Síguenos

Hemeroteca

Enero 2019
LMXJVSD
<<  <   >  >>
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031