Terra Boa

NOTA DA CNBB SOBRE O MOMENTO NACIONAL... (30/MAI)

31.05.18 | 04:28. Archivado en Religião

Ontem, perguntava no blog sobre “Cadê a CNBB...”, já que até o momento silenciava sobre o momento nacional. Agora, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma nota de solidariedade com os caminhoneiros. Confira aqui, sabendo que os destaques são meus:

NOTA DA CNBB SOBRE O MOMENTO NACIONAL
Jesus entrou e pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco” (Jo 20,19)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, solidária com os caminhoneiros, trabalhadores e trabalhadoras, em manifestações em todo território nacional, e preocupada com as duras consequências que sempre recaem sobre os mais pobres, conclama toda a sociedade para o diálogo e para a não violência. Reconhecemos a importância da profissão e da atividade dos caminhoneiros.

>> Sigue...


Bate-papo do Papa Francisco com os jesuítas de Chile...

22.02.18 | 05:41. Archivado en Religião

No dia 16/JAN, ao final de um dia intenso, o Papa Francisco se encontrou com 90 jesuítas no Santuário São Alberto Hurtado. Eis as perguntas e respostas daquele encontro fraterno:

1. Quais foram as grandes alegrias e as grandes dores que teve durante o seu pontificado? As coisas não me tiram a paz, mas o que sinto muito são as fofocas. As fofocas doem, e me deixam triste.

2. Que resistências encontrou no seu pontificado e como as viveu e discerniu? Muitas vezes eu pergunto a uma pessoa: “O que você acha disso?” Isso me ajuda a relativizar muitas coisas que nascem de um mal-entendido... Ajuda-me muito a examinar bem o significado das disputas. Agora, quando percebo que há resistência real, sofro. O famoso “sempre foi assim” reina em todos os lugares: “Se sempre foi assim, para que mudar?” Esta é uma grande tentação. As resistências depois do Concílio Vaticano II, ainda presentes, levam a relativizar o Concílio.
Há resistências doutrinais... Às vezes eu me pergunta: mas esse, essa, leu o Concílio? E se o leu, não o entendeu; cinquenta anos depois! Nós estudamos filosofia antes do Concílio, mas tivemos a vantagem de estudar teologia depois. Vivemos a mudança de perspectiva, e já havia os documentos conciliares.
Quando percebo resistências, procuro dialogar, quando o diálogo é possível, pois alguns acreditam ter a verdadeira doutrina e acusam você de ser herege. Quando não encontro bondade espiritual, eu simplesmente rezo por elas.

>> Sigue...


Mensagem do Papa por ocasião da CF/2018...

14.02.18 | 13:40. Archivado en Religião

Fraternidade e superação da violência” é o tema da Campanha para a Quaresma, em 2018. O Evangelho de Mateus inspira o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

A Campanha foi lançada oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas e tem como objetivo geral: “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”.

Estamos estarrecidos com a violência imperante. A ética que norteava as relações sociais está esquecida. Hoje, temos corrupção, morte e agressividade nos gestos e nas palavras. Aumenta a crença em nossa incapacidade de vivermos como irmãos.

Eis na íntegra a mensagem do Papa:

Queridos irmãos e irmãs do Brasil!

Neste tempo quaresmal, de bom grado me uno à Igreja no Brasil para celebrar a Campanha “Fraternidade e a superação da violência”, cujo objetivo é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. Desse modo, a Campanha da Fraternidade de 2018 nos convida a reconhecer a violência em tantos âmbitos e manifestações e, com confiança, fé e esperança, superá-la pelo caminho do amor visibilizado em Jesus Crucificado.

>> Sigue...


Ícone Salus Populi Romani, padroeira de Roma...

28.01.18 | 12:41. Archivado en Religião

O ícone da Padroeira de Roma, Salus Populi Romani, retrata a Santa Mãe de Deus tendo nos braços o Menino Jesus abençoando.

A solenidade do traslado do Ícone é realizada todos os anos por ocasião do último domingo de janeiro e quer expressar um agradecimento pelos séculos de presença do Ícone na Basílica de Santa Maria, a Maior, e pelas inúmeras bênçãos distribuídas pela Padroeira de Roma.

O ícone mariano de Salus Populi Romani é um dos mais antigos e venerados particularmente pelos romanos, invocando sua proteção em meio às tribulações da vida.

O Papa Francisco é devoto da Salus Populi Romani. Logo após sua eleição como Papa, ele dirigiu-se até a Basílica para venerar o piedoso ícone, e sempre, antes e depois de cada Viagem Apostólica internacional, o ele dirige-se à Basílica para um momento de oração e oferta de flores.

A celebração litúrgica deste domingo, contou com a presença de Francisco, e coincide com a exposição do ícone que acaba de ser restaurado nos "Laboratórios de Restauração dos Museus Vaticano". Com essa restauração foi possível resgatar a beleza original que havia sido ofuscada ao longo dos séculos.

>> Sigue...


18 a 23/FEV: Exercícios Espirituais do Papa Francisco e da Cúria Romana...

18.01.18 | 04:01. Archivado en Religião


O retiro do Papa e da Cúria Romana se realizará, como de costume, na Casa do Divino Mestre, em Ariccia.

`Elogio da sede´ é o tema dos Exercícios Espirituais do Papa Francisco e da Cúria Romana, 18 a 23/FEV. O pregador do retiro será o sacerdote português Pe. José Tolentino de Mendonça, *1965, vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa e consultor do Pontifício Conselho para a Cultura, teólogo e poeta.

>> Sigue...


2018: Ano dedicado aos leigos na Igreja do Brasil...

27.11.17 | 14:14. Archivado en Religião

No dia 26/NOV, Cristo Rei, foi aberto o Ano do Laicato, que tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

O Ano do Laicato empolga e fomenta uma feliz expectativa, para juntos assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós!

Oxalá no Ano do Laicato, os leigos possam ouvir Jesus Cristo chamando e os enviando para serem sal, luz e fermento na massa.

Para o bom êxito do Ano Nacional do Laicato, que seguirá até o dia 25 de novembro de 2018, é preciso a abertura do coração, presença e participação de todos. Participando, adquirimos conhecimentos, experiências, e entendemos melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão.


Viagem apostólica do Papa Francisco ao Mianmar e Bangladesh: 26/NOV a 2/DEZ...

26.11.17 | 10:29. Archivado en Religião

Eis o programa oficial da viagem apostólica do Papa Francisco ao Mianmar (ex Birmânia), 54 milhões habitantes de maioria budista, e Bangladesh, 150 milhões de habitantes de maioria muçulmana sunita:

26/NOV (Domingo): 21h40 Partida do Aeroporto de Roma para Rangum

27/NOV (Segunda-feira): 13h30 Chegada a Rangum. Recepção oficial

28/NOV (Terça-feira): 14h00 Partida para Naypyidaw

15h10: Chegada ao Aeroporto de Naypydaw
. Recepção oficial

15h50: Cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial

16h00: Visita de cortesia ao Presidente

17h15: Encontro com Autoridades, Sociedade civil e Corpo Diplomático

18h20: Partida para Rangum

>> Sigue...


Tendiendo puentes entre la verdad y el amor: ¿Homosexuales cristianos? (José L. Caravias SJ)

24.11.17 | 04:37. Archivado en Religião


Ponencia expuesta en el “I encuentro ecuménico de la diversidad sexual”,

Organizado por “Cristianos Inclusivos del Paraguay”
Asunción 28 de octubre de 2017

Hace unos meses me visitaron en mi casa del bañado dos jóvenes –una lesbiana, el otro gay- que me rogaron que les ayudara a crecer como cristianos. Aunque sufrían serios rechazos, querían seguir a Jesús con honradez. Me gustó su sinceridad. Sentí a Jesús pidiéndome ayudarles. Me conversaron del drama silencioso de tantas personas encerradas en su propio dolor por experimentar una tendencia sexual distinta a la mayoría y de la que no se sienten responsables… A pesar del rechazo de muchos cristianos, -me comentaron- no quieren perder su fe, sino que se esfuerzan por encontrar en la fe en Cristo un motivo de ayuda y esperanza.

El tema es conflictivo, hoy en plena efervescencia. Se han formado dos bloques antagónicos, que desde trincheras fundamentalistas se disparan mutuamente insultos y descalificaciones. Las ideologías se han radicalizados por ambos extremos.

>> Sigue...


Das Catacumbas a Francisco... (cf. Fernando Cyrino)

16.11.17 | 14:11. Archivado en Religião

Não se esqueça dos pobres” sussurrou no ouvido do papa o cardeal Hummes, ao abraçá-lo emocionado após a eleição papal. Francisco, antes de partir para o Conclave, já tinha uma vida simples em Buenos Aires, sendo morador em um anexo da Catedral. Era também conhecido como mero usuário do transporte público, em suas idas e vindas pela cidade e periferias da sua diocese. Quem sabe, por tudo isto, ele nem precisasse daquela lembrança. Fato é que a realidade nos mostra que ele a assumiu de forma clara, a partir já daquele primeiro momento, quando adotou o nome Francisco.

Por que esta lembrança exatamente no dia de hoje? Simplesmente porque celebramos o aniversário do Pacto das Catacumbas. Infelizmente, pouco lembrado. Foi no dia 16/NOV/1965 que, liderados por alguns bispos - dentre eles dois profetas latino-americanos, Helder Câmara do Brasil e Manuel Larrain do Chile – que quarenta e três bispos conciliares assinavam, durante uma Eucaristia no interior das Catacumbas romanas de Santa Domitila, o Pacto que, por conta desse local, ganhou tal nome.

>> Sigue...


FINADOS: A SABEDORIA DE FAZER-SE PRESENTE DIANTE DA MORTE... (cf. Pe. A. Palaoro SJ)

02.11.17 | 05:48. Archivado en Religião

“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus...” (Mt 5,12)

No dia de Finados, fazemos memória e nos unimos a todas aquelas pessoas cujos rostos estão gravados em nossa mente e coração. E podemos expressar a confiança profunda de que a vida é conduzida secretamente a um Porto de Amor definitivo, e todo pranto, impotência e fragilidade serão abraçados e sanados n’Ele.

Ao falar da morte sempre nos sentimos impotentes, pois ela nos ultrapassa. Sabemos de sua existência, mas muitas vezes nos dá medo. E o medo da morte impede viver adequadamente o presente.

>> Sigue...


Declaração conjunta da Federação Luterana Mundial e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos de 31 de outubro de 2017, ano da comemoração comum da Reforma...

01.11.17 | 18:39. Archivado en Religião


No dia 31 de outubro de 2017, último dia do ano da comemoração ecumênica comum da Reforma, estamos muito agradecidos pelos dons espirituais e teológicos recebidos através da Reforma, comemoração que compartilhamos juntos e com os nossos parceiros ecumênicos do mundo inteiro. Da mesma forma, pedimos perdão pelos nossos fracassos, pelas formas como os cristãos feriram o Corpo do Senhor e se ofenderam uns aos outros durante os 500 anos desde o início da Reforma até hoje.

Nós, luteranos e católicos, estamos profundamente agradecidos pelo caminho ecumênico que percorremos juntos nos últimos 50 anos. Essa peregrinação, apoiada pela nossa oração comum, pelo culto e pelo diálogo ecumênico, redundou na eliminação de preconceitos, em uma maior compreensão mútua e na identificação de acordos teológicos decisivos. Diante de tantas bênçãos recebidas ao longo do caminho, elevamos os nossos corações em louvor ao Deus Trino pela misericórdia recebida.

>> Sigue...


Declaração conjunta da Federação Luterana Mundial e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos de 31 de outubro de 2017, ano da comemoração comum da Reforma...

01.11.17 | 18:39. Archivado en Religião


No dia 31 de outubro de 2017, último dia do ano da comemoração ecumênica comum da Reforma, estamos muito agradecidos pelos dons espirituais e teológicos recebidos através da Reforma, comemoração que compartilhamos juntos e com os nossos parceiros ecumênicos do mundo inteiro. Da mesma forma, pedimos perdão pelos nossos fracassos, pelas formas como os cristãos feriram o Corpo do Senhor e se ofenderam uns aos outros durante os 500 anos desde o início da Reforma até hoje.

Nós, luteranos e católicos, estamos profundamente agradecidos pelo caminho ecumênico que percorremos juntos nos últimos 50 anos. Essa peregrinação, apoiada pela nossa oração comum, pelo culto e pelo diálogo ecumênico, redundou na eliminação de preconceitos, em uma maior compreensão mútua e na identificação de acordos teológicos decisivos. Diante de tantas bênçãos recebidas ao longo do caminho, elevamos os nossos corações em louvor ao Deus Trino pela misericórdia recebida.

>> Sigue...


Martes, 19 de junio

BUSCAR

Editado por

Síguenos

Hemeroteca

Junio 2018
LMXJVSD
<<  <   >  >>
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930