Terra Boa

Avaliação do caminhar da Igreja em 2018...

31.12.18 | 02:02. Archivado en Religião

O ano de 2018 chega ao seu fim. Procuremos ver nele aqueles acontecimentos que marcaram, no seu dia, a vida da Igreja, e façamos a nossa avaliação. Eu lembro de alguns, mas você pode destacar também outros:

05 a 21/JAN. Viagem do Papa ao Chile e ao Peru. Foi no início do ano. No Chile a desagradável surpresa de encontrar alguns bispos chilenos acobertadores de um clero pederasta. Foi o início de uma multidão de escândalos na Igreja católica. O Papa não quis tampar o sol com a peneira e os casos vieram escandalosamente a público: Chile, Pensilvânia, Irlanda, Austrália, Espanha...

19/JUN. Criação de 14 novos Cardeais na Basílica de São Pedro, no Vaticano. 14 cardeais procedentes de 11 países. 14 bispos de peso e significado nos países onde atuam. Parece que acabou o carreirismo clerical!

>> Sigue...


Igreja ortodoxa autocéfala da Ucrânia...

26.12.18 | 04:27. Archivado en Religião


É bom conhecer a situação religiosa dos nossos irmãos ortodoxos da Ucrânia (45 milhões de hab.)

A situação que viviam era esdrúxula: A maioria dos ortodoxos ucranianos dependiam do Patriarcado de Moscou, aliado de Putin que tinha invadido parte da Ucrânia... Assim, pois, decidiram constituir a Igreja ortodoxa autocéfala da Ucrânia. Direito que lhes cabia.

A eleição do novo metropolita Epifânio, 39 anos, no dia 15/DEZ, trouxe grande esperança aos ucranianos e uma raiva imensa a Kirill, patriarca de Moscou. No dizer de um ucraniano: foi nossa saída do Egito pós soviético e da escravidão ideológica moscovita...

O desafio, agora, é reconstruir a ortodoxia ucraniana em relações fraternas com todos os patriarcas ortodoxos, também o de Moscou. Por enquanto, Kirill excomungou o Patriarca de Constantinopla, por permitir esta autocefalia e ao metropolita recém eleito de Kiev.

>> Sigue...


Víctimas de la dictadura militar argentina, a los altares… (P. Juan Carlos Rengucci PSSC)

19.11.18 | 04:48. Archivado en Religião

Las derechas van trinar con la beatificación de don Angelelli… (Papa Francisco)

Nos encontramos con la grata noticia que Monseñor Enrique Angelelli será beatificado no início do próximo ano. O Papa Francisco aprobó el decreto con el cual reconoce su martirio “en odio a la fe”. El cual lo elevará a los altares junto a sus compañeros de la diócesis de La Rioja: los sacerdotes Carlos Murias y Gabriel Longueville, el laico Wenceslao Pedernera. Todos ellos asesinados en la época de gran represión militar argentina que fue la última dictadura militar (1976-1983)

>> Sigue...


San Romero de América... (cf. Pe. Juan Carlos Rengucci PSSC)

07.11.18 | 12:18. Archivado en Religião

...Si denuncio y condeno la injusticia es porque es mi obligación como pastor de un pueblo oprimido y humillado (D. Romero)

El legado romeriano que dejó como servicio a la Iglesia estuvo guiado siempre por el Evangelio y en las opciones pastorales enraizadas en la fe cristiana, tomadas de varias fuentes doctrinales, donde encontró criterios fundamentales para decir que la Iglesia no vive para si misma, sino encarnada en medio de su pueblo.

A San Romero de América, en su época, la realidad le hizo de contexto en los años de su ministerio y a pesar de los varios componentes, como lo fueron la conservadora estructura eclesial, el también conservador entorno social que rodeaba al arzobispado de San Salvador, un clero y un laicado comprometidos con las exigencias de justicia, y un país sumido en la pobreza y la violencia. Todas estas realidades fueron una constante interpelación para San Romero, y lo obligaron a hacer que su postura fuera cada vez más cercana a la realidad de su país y a su relación con el Dios de Jesús. El aceptar el desafío de romper con la dicotomía entre mundo e Iglesia dio lugar a una amplia actuación con muchas facetas, interpretaciones y reflexiones para poder dejar de ser una Iglesia encerrada en si misma y en teorías doctrinales.

>> Sigue...


Cisma na Igreja Ortodoxa...

18.10.18 | 04:30. Archivado en Religião

Aconteceu o que já se previa. O Patriarca Bartolomeu de Constantinopla concedeu a autocefalia (independência de Moscou) à Igreja ortodoxa ucraniana. É um direito que as Igrejas ortodoxas têm, e que após a invasão e apropriação russa da Crimeia e do Leste da Ucrânia depender `religiosamente´ de Moscou parecia uma traição nacional e uma infâmia religiosa.

O Patriarcado de Moscou ficou furioso com esta decisão do Patriarca de Constantinopla e rompeu a comunhão fraterna com Bartolomeu.

Pelo contrário, o Presidente da Ucrânia Poroshenko pulou de alegria, e viu nisso uma autodeterminação também política do seu país em relação à Rússia: Foi uma vitória do bem sobre o mal!

O Patriarcado de Moscou, do qual até agora dependia a igreja de Ucrânia, não reconhecerá essa nova autocefalia,

>> Sigue...


Dia 31/AGO: O Patriarca de Moscou visita o Patriarca Ecumênico de Constantinopla (Istambul)

30.08.18 | 13:48. Archivado en Religião

Kirill, Patriarca de Moscou é uma velha raposa, muito próximo do Presidente russo e bastante distante de tudo que seja um ecumenismo saudável. Sabemos que no dia 31/AGO Kirill fará uma visita ao grande Patriarca Bartolomeu, de Constantinopla (Istambul) para superar problemas internos da ortodoxia. O Patriarca Bartolomeu é muito próximo do Papa Francisco.

O problema é que a Igreja ucraína deseja ter uma autonomia (`autocefalia´), sem depender de Moscou. Lembremos que Rússia não aceitou facilmente a separação da Ucrânia, e ainda agora se apoderou da península de Crimeia, por ter lá muitas pessoas de língua russa. Constantinopla, Moscou e Kiev (que seria a sede do novo patriarcado ucraniano) se tornaram um triângulo perigoso. O peixe mais gordo e explosivo é Moscou. E no meio dessa briga nada `fraterna´ está o Papa Francisco, sem se intrometer mas acompanhando fraternalmente tudo.

>> Sigue...


NOTA DA CNBB SOBRE O MOMENTO NACIONAL... (30/MAI)

31.05.18 | 04:28. Archivado en Religião

Ontem, perguntava no blog sobre “Cadê a CNBB...”, já que até o momento silenciava sobre o momento nacional. Agora, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma nota de solidariedade com os caminhoneiros. Confira aqui, sabendo que os destaques são meus:

NOTA DA CNBB SOBRE O MOMENTO NACIONAL
Jesus entrou e pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco” (Jo 20,19)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, solidária com os caminhoneiros, trabalhadores e trabalhadoras, em manifestações em todo território nacional, e preocupada com as duras consequências que sempre recaem sobre os mais pobres, conclama toda a sociedade para o diálogo e para a não violência. Reconhecemos a importância da profissão e da atividade dos caminhoneiros.

>> Sigue...


Bate-papo do Papa Francisco com os jesuítas de Chile...

22.02.18 | 05:41. Archivado en Religião

No dia 16/JAN, ao final de um dia intenso, o Papa Francisco se encontrou com 90 jesuítas no Santuário São Alberto Hurtado. Eis as perguntas e respostas daquele encontro fraterno:

1. Quais foram as grandes alegrias e as grandes dores que teve durante o seu pontificado? As coisas não me tiram a paz, mas o que sinto muito são as fofocas. As fofocas doem, e me deixam triste.

2. Que resistências encontrou no seu pontificado e como as viveu e discerniu? Muitas vezes eu pergunto a uma pessoa: “O que você acha disso?” Isso me ajuda a relativizar muitas coisas que nascem de um mal-entendido... Ajuda-me muito a examinar bem o significado das disputas. Agora, quando percebo que há resistência real, sofro. O famoso “sempre foi assim” reina em todos os lugares: “Se sempre foi assim, para que mudar?” Esta é uma grande tentação. As resistências depois do Concílio Vaticano II, ainda presentes, levam a relativizar o Concílio.
Há resistências doutrinais... Às vezes eu me pergunta: mas esse, essa, leu o Concílio? E se o leu, não o entendeu; cinquenta anos depois! Nós estudamos filosofia antes do Concílio, mas tivemos a vantagem de estudar teologia depois. Vivemos a mudança de perspectiva, e já havia os documentos conciliares.
Quando percebo resistências, procuro dialogar, quando o diálogo é possível, pois alguns acreditam ter a verdadeira doutrina e acusam você de ser herege. Quando não encontro bondade espiritual, eu simplesmente rezo por elas.

>> Sigue...


Mensagem do Papa por ocasião da CF/2018...

14.02.18 | 13:40. Archivado en Religião

Fraternidade e superação da violência” é o tema da Campanha para a Quaresma, em 2018. O Evangelho de Mateus inspira o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

A Campanha foi lançada oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas e tem como objetivo geral: “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”.

Estamos estarrecidos com a violência imperante. A ética que norteava as relações sociais está esquecida. Hoje, temos corrupção, morte e agressividade nos gestos e nas palavras. Aumenta a crença em nossa incapacidade de vivermos como irmãos.

Eis na íntegra a mensagem do Papa:

Queridos irmãos e irmãs do Brasil!

Neste tempo quaresmal, de bom grado me uno à Igreja no Brasil para celebrar a Campanha “Fraternidade e a superação da violência”, cujo objetivo é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. Desse modo, a Campanha da Fraternidade de 2018 nos convida a reconhecer a violência em tantos âmbitos e manifestações e, com confiança, fé e esperança, superá-la pelo caminho do amor visibilizado em Jesus Crucificado.

>> Sigue...


Ícone Salus Populi Romani, padroeira de Roma...

28.01.18 | 12:41. Archivado en Religião

O ícone da Padroeira de Roma, Salus Populi Romani, retrata a Santa Mãe de Deus tendo nos braços o Menino Jesus abençoando.

A solenidade do traslado do Ícone é realizada todos os anos por ocasião do último domingo de janeiro e quer expressar um agradecimento pelos séculos de presença do Ícone na Basílica de Santa Maria, a Maior, e pelas inúmeras bênçãos distribuídas pela Padroeira de Roma.

O ícone mariano de Salus Populi Romani é um dos mais antigos e venerados particularmente pelos romanos, invocando sua proteção em meio às tribulações da vida.

O Papa Francisco é devoto da Salus Populi Romani. Logo após sua eleição como Papa, ele dirigiu-se até a Basílica para venerar o piedoso ícone, e sempre, antes e depois de cada Viagem Apostólica internacional, o ele dirige-se à Basílica para um momento de oração e oferta de flores.

A celebração litúrgica deste domingo, contou com a presença de Francisco, e coincide com a exposição do ícone que acaba de ser restaurado nos "Laboratórios de Restauração dos Museus Vaticano". Com essa restauração foi possível resgatar a beleza original que havia sido ofuscada ao longo dos séculos.

>> Sigue...


18 a 23/FEV: Exercícios Espirituais do Papa Francisco e da Cúria Romana...

18.01.18 | 04:01. Archivado en Religião


O retiro do Papa e da Cúria Romana se realizará, como de costume, na Casa do Divino Mestre, em Ariccia.

`Elogio da sede´ é o tema dos Exercícios Espirituais do Papa Francisco e da Cúria Romana, 18 a 23/FEV. O pregador do retiro será o sacerdote português Pe. José Tolentino de Mendonça, *1965, vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa e consultor do Pontifício Conselho para a Cultura, teólogo e poeta.

>> Sigue...


2018: Ano dedicado aos leigos na Igreja do Brasil...

27.11.17 | 14:14. Archivado en Religião

No dia 26/NOV, Cristo Rei, foi aberto o Ano do Laicato, que tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

O Ano do Laicato empolga e fomenta uma feliz expectativa, para juntos assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós!

Oxalá no Ano do Laicato, os leigos possam ouvir Jesus Cristo chamando e os enviando para serem sal, luz e fermento na massa.

Para o bom êxito do Ano Nacional do Laicato, que seguirá até o dia 25 de novembro de 2018, é preciso a abertura do coração, presença e participação de todos. Participando, adquirimos conhecimentos, experiências, e entendemos melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão.


Jueves, 17 de enero

BUSCAR

Editado por

Síguenos

Hemeroteca

Enero 2019
LMXJVSD
<<  <   >  >>
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031