Terra Boa

Avaliação do caminhar da Igreja em 2018...

31.12.18 | 02:02. Archivado en Religião

O ano de 2018 chega ao seu fim. Procuremos ver nele aqueles acontecimentos que marcaram, no seu dia, a vida da Igreja, e façamos a nossa avaliação. Eu lembro de alguns, mas você pode destacar também outros:

05 a 21/JAN. Viagem do Papa ao Chile e ao Peru. Foi no início do ano. No Chile a desagradável surpresa de encontrar alguns bispos chilenos acobertadores de um clero pederasta. Foi o início de uma multidão de escândalos na Igreja católica. O Papa não quis tampar o sol com a peneira e os casos vieram escandalosamente a público: Chile, Pensilvânia, Irlanda, Austrália, Espanha...

19/JUN. Criação de 14 novos Cardeais na Basílica de São Pedro, no Vaticano. 14 cardeais procedentes de 11 países. 14 bispos de peso e significado nos países onde atuam. Parece que acabou o carreirismo clerical!

25/AGO. Estoura o caso do Arcebispo Carlo Maria Viganò, ex Núncio Apostólico nos USA. Numa carta difundida no dia 25/AGO, este monsenhor acusou publicamente diversos sacerdotes, bispos e cardeais, por encobrir más condutas sexuais do Arcebispo Emérito de Washington, ex cardeal Theodore McCarrick. O ex Núncio acusou também o Papa Francisco, por levantar em 2013, as sanções impostas por Bento XVI a McCarrick. Em junho, McCarrick foi proibido de exercer qualquer ministério, e excluído da sua condição cardinalícia. A raiva clerical uma vez solta se transforma num verdadeiro tsunami eclesial... Até hoje Viganò vive em endereço desconhecido.

25 a 26/AGO. Encontro Mundial das Famílias, em Irlanda, com a presença do Papa. Lema do encontro: “O Evangelho da Família: Alegria para o Mundo”. Evento internacional que se realiza a cada três anos congregando famílias do mundo todo, para celebrar, rezar e refletir sobre a importância da família, como pedra angular de nossas vidas, sociedade e Igreja.

12/SET. Anuncio do encontro mundial dos presidentes das Conferências Episcopais para afrontar o tema dos abusos. A reunião será no Vaticano, nos dias 21 a 24/FEV/2019. Não me estranharia que se tocassem também outros temas de grande interesse eclesial.

22/SET. Acordo histórico entre o Vaticano e a China para reconhecer os bispos nomeados pelas autoridades comunistas. Buscando o bem da comunidade católica na China, o Papa decidiu readmitir à plena comunhão eclesial os 7 bispos ‘oficiais’, ordenados sem mandato pontifício” e que ainda não estavam em comunhão com Roma. Já não há mais duas comunidades católicas (a clandestina e a patriota), mas uma só Igreja católica na China.

14/OUT. Canonização de Mons. Romero, Paulo VI e outros 5 beatos. A cerimônia se realizou na Praça de São Pedro, no Vaticano. Imagino que o Papa João Paulo II se remexeu no seu sepulcro, e com ele os outros burocratas da Cúria Romana, ainda sobreviventes, e que se opuseram terrivelmente contra a Teologia da Libertação.

3 a 28/OUT. Sínodo dos bispos tendo como tema: “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Sínodo discreto e sem grandes horizontes ou compromissos. Estamos ainda aprendendo a ser uma Igreja também Sinodal.

Nada mal para um homem de 81 anos! 2018 foi um annus terribilis para o Papa Francisco, pelos percalços que a história lhe proporcionou. Contudo, parabenizamos o Papa e à sua equipe de trabalho por esta maratona evangélica.

Você acrescentaria mais alguns eventos?


Opine sobre la noticia con Facebook
Opine sobre la noticia
Normas de etiqueta en los comentarios
Desde PERIODISTA DIGITAL les animamos a cumplir las siguientes normas de comportamiento en sus comentarios:
  • Evite los insultos, palabras soeces, alusiones sexuales, vulgaridades o groseras simplificaciones
  • No sea gratuitamente ofensivo y menos aún injurioso.
  • Los comentarios deben ser pertinentes. Respete el tema planteado en el artículo o aquellos otros que surjan de forma natural en el curso del debate.
  • En Internet es habitual utilizar apodos o 'nicks' en lugar del propio nombre, pero usurpar el de otro lector es una práctica inaceptable.
  • No escriba en MAYÚSCULAS. En el lenguaje de Internet se interpretan como gritos y dificultan la lectura.
Cualquier comentario que no se atenga a estas normas podrá ser borrado y cualquier comentarista que las rompa habitualmente podrá ver cortado su acceso a los comentarios de PERIODISTA DIGITAL.

caracteres
Comentarios

Aún no hay Comentarios para este post...

    Sábado, 16 de febrero

    BUSCAR

    Editado por

    Hemeroteca

    Febrero 2019
    LMXJVSD
    <<  <   >  >>
        123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728