Terra Boa

30º DTC: TECENDO OLHARES... (cf. Pe. A. Palaoro SJ)

27.10.18 | 04:26. Archivado en Liturgia

Detenhamo-nos em alguns detalhes que o evangelista Marcos deixa transparecer no evangelho deste domingo. O cego Bartimeu é o símbolo da marginalização: está fora do caminho, parado, percebendo como os outros vão passando, dependendo de suas esmolas, à beira do caminho, à mercê da indiferença dos viandantes; um ser humano de quem ninguém queria se aproximar porque era tido também como impuro; um cego sem companhia.

Bartimeu não ficou resignado com sua situação; daí o grito quando percebe que Jesus passa por perto. Não tem outro meio de chamar a atenção de Jesus, senão gritando. Muitas pessoas próximas se irritam e mandam calar a boca, mas ele grita mais alto.

Jesus é aquele que ouve, para e chama o cego interrompendo bruscamente a sua caminhada apressada

O cego levanta-se de um pulo, deixa de lado seu manto, sua proteção, sua segurança, seu teto... “e pôs-se de pé”.

Ao lhe perguntar Jesus: o que queres que eu te faça?Jesus estabele um diálogo de tu a tu, oferecendo-lhe a possibilidade de afirmar-se diante de alguém, de ter uma palavra que é escutada, de expressar os desejos de seu coração, de “empalavrar” suas aspirações e esperanças.

O espaço de diálogo experimentado devolve ao cego a confiança, lhe confere autonomia e o mobiliza a entrar no caminho de Jesus.

A capa é abandonada na beira da estrada, marcando o lugar da mudança. Ao chamado de Jesus, reage dando um salto. Salta para um novo olhar, para um novo ser.

Bartimeu seguia Jesus pelo caminho. Esta frase expressa mobilidadee proximidade: passou da imobilidade ao movimento, da exclusão à inclusão, do afastamento à proximidade...

Ao “fixar seu olhar”em cada de nós, chamando-nos pelo nome, seremos movidos a fazer eleições mais radicais e integrais pelo Reino, segundo o modo de ser, de viver e de fazer do próprio Jesus.

“Chamado-resposta”: troca comprometedora de olhares. O olhar transparente e livre de Jesus ressuscita o nosso olhar tímido e estreito e nos capacita olhar amplos horizontes: seu povo, seu mundo dividido e excluído...

Precisamos suplicar como o cego do relato de Marcos: “Mestre, que eu veja!”, para poder reconhecer e agradecer, descobrir portas onde antes víamos muros. Hoje somos afetados por muitas cegueiras: há milhões de pessoas consideradas invisíveis.

A realidade entra pelas janelas de nossos olhos. Cultivar a espiritualidade em nossa vida cotidiana tem a ver com aprender a olhar de outra maneira, e aprender a observar sem qualificar, simplesmente, recebendo o que existe, deixando-o ser, dando-lhe espaço.

Uma visão sadia sabe ver o outro no melhor de si mesmo, em seu mistério único e em sua originalidade, sem rejeitar nada.

Oxalá possamos viver aquela bem-aventurança: “Ditosos vossos olhos porque vêem...” (Mt 13,16).


Opine sobre la noticia con Facebook
Opine sobre la noticia
Normas de etiqueta en los comentarios
Desde PERIODISTA DIGITAL les animamos a cumplir las siguientes normas de comportamiento en sus comentarios:
  • Evite los insultos, palabras soeces, alusiones sexuales, vulgaridades o groseras simplificaciones
  • No sea gratuitamente ofensivo y menos aún injurioso.
  • Los comentarios deben ser pertinentes. Respete el tema planteado en el artículo o aquellos otros que surjan de forma natural en el curso del debate.
  • En Internet es habitual utilizar apodos o 'nicks' en lugar del propio nombre, pero usurpar el de otro lector es una práctica inaceptable.
  • No escriba en MAYÚSCULAS. En el lenguaje de Internet se interpretan como gritos y dificultan la lectura.
Cualquier comentario que no se atenga a estas normas podrá ser borrado y cualquier comentarista que las rompa habitualmente podrá ver cortado su acceso a los comentarios de PERIODISTA DIGITAL.

caracteres
Comentarios

Aún no hay Comentarios para este post...

    Miércoles, 12 de diciembre

    BUSCAR

    Editado por

    Síguenos

    Hemeroteca

    Diciembre 2018
    LMXJVSD
    <<  <   >  >>
         12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31