Terra Boa

APARECIDA: A MÃE QUE NOS ACOMPANHA... (cf. Pe. A. Palaoro SJ)

12.10.18 | 04:34. Archivado en Liturgia

O Papa Francisco, em uma homilia proferida no Santuário Nacional de Aparecida, convidou a nos deixar surpreender constantemente por Deus . Deus espera que nos deixemos “surpreender por seu amor, que acolhamos as suas surpresas”.

O Papa nos mostrou como modelo de surpresa a história do Santuário: três pobres pescadores depois de um dia inteiro sem apanhar peixe encontram, nas águas do Rio Paraíba, a imagem da Senhora Aparecida. Sabemos que os pescadores, após encontrarem a imagem milagrosamente, têm uma pesca abundante e conseguem o que precisavam para atender ao conde de Assumar.

O Papa Francisco vai além, vai ao essencial desse episódio para entendermos melhor como Deus atua: “Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, torna-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, sempre nos reserva o melhor”.

É importante estar dispostos a abrir espaçosem nossa história a novas pessoas e situações, novas vivências, novas experiências... Sempre há algo diferente que pode nos enriquecer. A vida está cheia de possibilidades e surpresas; pessoas instigantes que aparecem em nossas vidas; desafios, encontros que nos fazem um pouco mais lúcidos, mais humanos e mais simples...

Maria abriu-se ao Deus surpreendente e deixou-se conduzir por Ele. Dela não se diz muito nos evangelhos, mas sua presença é sempre maravilhosa. Presença de solidariedade que dignifica a presença de Jesus, numa festa de casamento.

É o evangelista João quem nos apresenta Maria em sua verdadeira missão mediadora junto a Jesus, nos dois momentos-chave da vida de Jesus: no início, quando faz adiantar a Hora, e na Hora da Cruz.

No relato da festa de casamento em Caná, o evangelista realça um aspecto que muitas vezes nos escapa.Ele diz: “a mãe de Jesus estava presente”. Pela primeira vez, João apresenta a Virgem Maria em seu evangelho. E a nomeia como a mãe de Jesus. E será a primeira e única vez em que nos relata algumas palavras de Maria: a primeira é para avisar o seu Filho que o vinho tinha acabado: “Eles não tem mais vinho”. E a segunda: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

É como se esta frase fosse a condensação da mensagem e da atitude de Maria no evangelho. Ela se apresenta como aquela que conduz ao Caminho verdadeiro; foi ela a que mais conheceu e mais seguiu seu Filho; precisamente por isso, sua presença é capaz de alimentar em todos nós a confiança em Jesus e nos acompanha até Ele.

Presença que faz a diferença: solidária, atenciosa próprias de uma mãe que nos acompanha com ternura. Presença comprometida, e expansiva pois mobilizou os outros...

A presença silenciosa, original e mobilizadora de Maria desvela e ativa também em nós uma presença inspiradora, para estar sintonizados com a realidade e suas carências. Encontrar outras vidas, outras histórias, outras situações... Acolher na própria vida outras vidas; histórias que afetam nossas entranhas e permanecem na memória e no coração.

Em Maria descobrimos a verdadeira vocação de todo ser humano. O que celebramos na festa da Mãe Aparecida são as maravilhas que Deus faz continuamente nos seus filhos.


Opine sobre la noticia con Facebook
Opine sobre la noticia
Normas de etiqueta en los comentarios
Desde PERIODISTA DIGITAL les animamos a cumplir las siguientes normas de comportamiento en sus comentarios:
  • Evite los insultos, palabras soeces, alusiones sexuales, vulgaridades o groseras simplificaciones
  • No sea gratuitamente ofensivo y menos aún injurioso.
  • Los comentarios deben ser pertinentes. Respete el tema planteado en el artículo o aquellos otros que surjan de forma natural en el curso del debate.
  • En Internet es habitual utilizar apodos o 'nicks' en lugar del propio nombre, pero usurpar el de otro lector es una práctica inaceptable.
  • No escriba en MAYÚSCULAS. En el lenguaje de Internet se interpretan como gritos y dificultan la lectura.
Cualquier comentario que no se atenga a estas normas podrá ser borrado y cualquier comentarista que las rompa habitualmente podrá ver cortado su acceso a los comentarios de PERIODISTA DIGITAL.

caracteres
Comentarios

Aún no hay Comentarios para este post...

    Lunes, 10 de diciembre

    BUSCAR

    Editado por

    Síguenos

    Hemeroteca

    Diciembre 2018
    LMXJVSD
    <<  <   >  >>
         12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31