Terra Boa

Dia 31/AGO: O Patriarca de Moscou visita o Patriarca Ecumênico de Constantinopla (Istambul)

30.08.18 | 13:48. Archivado en Religião

Kirill, Patriarca de Moscou é uma velha raposa, muito próximo do Presidente russo e bastante distante de tudo que seja um ecumenismo saudável. Sabemos que no dia 31/AGO Kirill fará uma visita ao grande Patriarca Bartolomeu, de Constantinopla (Istambul) para superar problemas internos da ortodoxia. O Patriarca Bartolomeu é muito próximo do Papa Francisco.

O problema é que a Igreja ucraína deseja ter uma autonomia (`autocefalia´), sem depender de Moscou. Lembremos que Rússia não aceitou facilmente a separação da Ucrânia, e ainda agora se apoderou da península de Crimeia, por ter lá muitas pessoas de língua russa. Constantinopla, Moscou e Kiev (que seria a sede do novo patriarcado ucraniano) se tornaram um triângulo perigoso. O peixe mais gordo e explosivo é Moscou. E no meio dessa briga nada `fraterna´ está o Papa Francisco, sem se intrometer mas acompanhando fraternalmente tudo.

A Igreja ortodoxa ucraniana está atualmente dividida: uma parte ainda permanece unida a Moscou por interesses econômicos e de poder, e a outra vive já de maneira autônoma, ou como eles dizem declarou sua `autocefalia´, (independência de Russia!) e esperam a confirmação de Constantinopla... Lembro que a Igreja Ortodoxa surgiu no ano de 1054 com o Patriarca de Constantinopla Miguel Cerulário que não aceitou mais depender do bispo de Roma.

As coisas por lá estão confusas e tensas, e alguns até sussurram bem baixinho que gostariam depender novamente do Bispo de Roma e não de Moscou. Situação muito embaraçosa, até para o próprio Papa que se entende muito bem com o Patriarca de Constantinopla, e procura todos os meios aproximar-se fraternalmente de Kirill, apesar das resistências deste.

O Papa Francisco sabe muito bem que não deve, por enquanto, se intrometer nesse litígio interno da ortodoxia, a não ser que seja chamado. O encontro entre Kirill e Bartolomeu, no dia 31/AGO, é muito importante, mas não nos choquemos se estes patriarcas se puxarem pelos cabelos ou até pela barba...
Ucrânia é um problema religioso, mas também político. Si o Patriarcado ecumênico de Constantinopla/Istanbul conceder a autocefalia ao bispo de Kiev (Ucrânia) reafirmará seu papel primordial dentro de toda a Ortodoxia, mas seria um golpe dramático para Moscou. Mas, não conceder a autocefalia a Kiev seria visto como uma submissão de Constantinopla a Moscou... Isso também seria dramático.

Rezemos e esperemos...


Opine sobre la noticia con Facebook
Opine sobre la noticia
Normas de etiqueta en los comentarios
Desde PERIODISTA DIGITAL les animamos a cumplir las siguientes normas de comportamiento en sus comentarios:
  • Evite los insultos, palabras soeces, alusiones sexuales, vulgaridades o groseras simplificaciones
  • No sea gratuitamente ofensivo y menos aún injurioso.
  • Los comentarios deben ser pertinentes. Respete el tema planteado en el artículo o aquellos otros que surjan de forma natural en el curso del debate.
  • En Internet es habitual utilizar apodos o 'nicks' en lugar del propio nombre, pero usurpar el de otro lector es una práctica inaceptable.
  • No escriba en MAYÚSCULAS. En el lenguaje de Internet se interpretan como gritos y dificultan la lectura.
Cualquier comentario que no se atenga a estas normas podrá ser borrado y cualquier comentarista que las rompa habitualmente podrá ver cortado su acceso a los comentarios de PERIODISTA DIGITAL.

caracteres
Comentarios

Aún no hay Comentarios para este post...

    Sábado, 17 de noviembre

    BUSCAR

    Editado por

    Síguenos

    Hemeroteca

    Noviembre 2018
    LMXJVSD
    <<  <   >  >>
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930