Terra Boa

30/JAN: Mary Ward (1585-1645), mulher corajosa e encantadora...

30.01.18 | 04:30. Archivado en Liturgia

Mary Ward viveu há mais de 400 anos, mas ainda lembramos dela. Mulher encantadora, fundadora da Congregação de Jesus, teve uma vida marcada por perseguições religiosas em seu país natal, a Inglaterra e também por parte da Igreja católica.

Mary, mulher corajosa e santa, fundou um Instituto religioso avançado para seu tempo. Sabia que Deus a conduzia por caminhos novos, diferentes daqueles vividos pela vida religiosa de então. Ela fez o ramo feminino da Companhia de Jesus! O que os jesuítas faziam, estas mulheres quiseram fazer. Assim, pois, com um grupo de fiéis companheiras, Mary Ward deu início a um novo tipo de vida consagrada feminina na Igreja: Mulheres apostólicas!

Num tempo de congregações enclausuradas, ela colocou suas religiosas em missão e na rua.

>> Sigue...


30/JAN: Mary Ward (1585-1645), mulher corajosa e encantadora...

30.01.18 | 04:30. Archivado en Liturgia

Mary Ward viveu há mais de 400 anos, mas ainda lembramos dela. Mulher encantadora, fundadora da Congregação de Jesus, teve uma vida marcada por perseguições religiosas em seu país natal, a Inglaterra e também por parte da Igreja católica.

Mary, mulher corajosa e santa, fundou um Instituto religioso avançado para seu tempo. Sabia que Deus a conduzia por caminhos novos, diferentes daqueles vividos pela vida religiosa de então. Ela fez o ramo feminino da Companhia de Jesus! O que os jesuítas faziam, estas mulheres quiseram fazer. Assim, pois, com um grupo de fiéis companheiras, Mary Ward deu início a um novo tipo de vida consagrada feminina na Igreja: Mulheres apostólicas!

Num tempo de congregações enclausuradas, ela colocou suas religiosas em missão e na rua.

>> Sigue...


Ícone Salus Populi Romani, padroeira de Roma...

28.01.18 | 12:41. Archivado en Religião

O ícone da Padroeira de Roma, Salus Populi Romani, retrata a Santa Mãe de Deus tendo nos braços o Menino Jesus abençoando.

A solenidade do traslado do Ícone é realizada todos os anos por ocasião do último domingo de janeiro e quer expressar um agradecimento pelos séculos de presença do Ícone na Basílica de Santa Maria, a Maior, e pelas inúmeras bênçãos distribuídas pela Padroeira de Roma.

O ícone mariano de Salus Populi Romani é um dos mais antigos e venerados particularmente pelos romanos, invocando sua proteção em meio às tribulações da vida.

O Papa Francisco é devoto da Salus Populi Romani. Logo após sua eleição como Papa, ele dirigiu-se até a Basílica para venerar o piedoso ícone, e sempre, antes e depois de cada Viagem Apostólica internacional, o ele dirige-se à Basílica para um momento de oração e oferta de flores.

A celebração litúrgica deste domingo, contou com a presença de Francisco, e coincide com a exposição do ícone que acaba de ser restaurado nos "Laboratórios de Restauração dos Museus Vaticano". Com essa restauração foi possível resgatar a beleza original que havia sido ofuscada ao longo dos séculos.

>> Sigue...


4ºDTC: PALAVRAS QUE DESTRAVAM A VIDA... (cf. Pe. A. Palaoro SJ)

27.01.18 | 04:33. Archivado en Acerca del autor, Liturgia

Estamos fazendo o percurso contemplativo, seguindo o evangelista Marcos, primeiro a escrever um Evangelho que conserva o calor dos inícios da vida cristã. É o mais conciso. Não apresenta grandes discursos de Jesus nem conta muitas parábolas. Interessa-lhe o cotidiano na vida pública de Jesus: atitude para com os pobres, presença terapêutica, liberdade diante da religião, do templo e das tradições judaicas...

A intenção de Marcos é que nos façamos a pergunta: “quem é Jesus?” Ele revela progressivamente sua personalidade e identidade.

>> Sigue...


Presidente Lula: Sou inocente…

26.01.18 | 11:16. Archivado en Atualidade

Eu entendo a `inocência´ do senhor Lula. Primeiro, que ninguém é obrigado a se acusar publicamente; e segundo, que ninguém é culpado até que o ministério público o provar.

O que me choca é que num país onde a permissividade corre solta queiramos enquadrar na lei só algumas pessoas. Eu nunca vi nenhum dos corruptos, traficantes ou mesmo sonegadores de impostos pedir perdão pelos seus atos ilícitos. Pelo contrário, se gabam da boa vida que levavam.

Quem cair na malha fina da lei, está perdido.

>> Sigue...


Suicídio: Tema tabu...

24.01.18 | 04:49. Archivado en Atualidade

Todos sabemos que o suicídio acontece em todas as camadas sociais e etárias. Contudo, esses dados não são noticiados. Lembro de uma pequena cidade, no interior de Minas Gerais que tinha um grande percentual de suicídios, e me aconselharam a não tocar nesse tema, pois poderia provocar novos atos suicidas nos seus habitantes. O suicídio é contagioso!

As estatísticas são graves e estarrecedoras:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, é cometido um suicídio a cada 40 segundos; mais de 800 mil suicídios por ano em todo o mundo (dados de 2012);

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos;

32 brasileiros cometem suicídio a cada dia: taxa superior à das vítimas de aids e de câncer.

A Associação Brasileira de Estudos de Prevenção do Suicídio (ABEPS) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), propõem três passos para prevenir: Risco, Ouvir, Conduzir ou seja: prestar atenção aos indícios de que alguém possa vir a se matar; ouvi-lo sem julgamentos e conduzi-lo às ajudas competentes e profissionais (médico, psiquiatra. psicólogo...).

>> Sigue...


Os indígenas da Pan-amazônia esperam um novo modelo de Igreja...

22.01.18 | 17:30. Archivado en Atualidade

A visita do Papa ao Peru, 19 a 21/JAN, tocou um tema sensível para os jesuítas e o papado: os indígenas, aos quais é preciso reconhecer sua dignidade humana e religiosa.

Francisco é conhecedor da história admirável da Companhia de Jesus com os povos originários de seus países, e os conflitos intermináveis com o Vaticano que não entendeu nunca esta parceria.

Desde 1537, o Papa Paulo III defendeu o fato de os indígenas serem “verdadeiros humanos”, princípio negado outrora, pelos conquistadores sanguinários. Desde então, os jesuítas, como Manuel da Nóbrega ou José de Anchieta, para falar só do Brasil, foram testemunhas desta capacidade humana, artística e religiosa. Em torno do Rio Paraguai surgiram, posteriormente, as famosas reduções que organizavam a vida social, e até a defesa armada dos indígenas Guaranis. Experiência espalhada sobre tudo por terras argentinas, bolivianas, brasileiras e paraguaias... até serem exterminadas pelo Papa Clemente XIV, no século XVIII.

>> Sigue...


3º DTC: HORIZONTE ALTERNATIVO DO REINO... (P. A. Palaoro SJ)

21.01.18 | 04:58. Archivado en Liturgia

Apagaram-se as luzes do Natal; os Magos voltaram a seus países; Jesus foi revelado como o “Filho amado” no Batismo. Agora começa o tempo do “chamado”, para “fazer caminho com Jesus. É o “tempo do seguimento”.

Jesus irrompe na nossa Galileia cotidiana com um chamado para viver de maneira alternativa, mais humana e ditosa.

Jesus não começa sua vida pública com ameaças, nem com anúncios de castigos. Começa proclamando a Boa Notícia de Deus: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo”. Tudo aquilo que “buscamos”, já está próximo.

E para acolher esta Boa Nova faz-se necessária uma profunda conversão. O termo “conversão”, traduzido do grego “meta-noia” (mais além da mente), nos convida a “outro modo de pensar, de ver, de agir...”

>> Sigue...


O Papa Francisco na mesa dos excluídos...

18.01.18 | 11:26. Archivado en Atualidade

Após celebrar a Missa no Aeródromo de Maquehue, no Sul do Chile, o Papa Francisco almoçou na Casa “Madre de la Santa Cruz” na presença do bispo de Temuco e representantes dos habitantes de Araucanía, dia 17/FEV.

Antes de deixar o local, o Papa foi até a Capela do Instituto onde estavam reunidas 40 Irmãs da Casa, alguns sacerdotes idosos e alguns Superiores de Congregações Religiosas presentes da Diocese.
Ao final do encontro, houve a troca de dons.

>> Sigue...


18 a 23/FEV: Exercícios Espirituais do Papa Francisco e da Cúria Romana...

18.01.18 | 04:01. Archivado en Religião


O retiro do Papa e da Cúria Romana se realizará, como de costume, na Casa do Divino Mestre, em Ariccia.

`Elogio da sede´ é o tema dos Exercícios Espirituais do Papa Francisco e da Cúria Romana, 18 a 23/FEV. O pregador do retiro será o sacerdote português Pe. José Tolentino de Mendonça, *1965, vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa e consultor do Pontifício Conselho para a Cultura, teólogo e poeta.

>> Sigue...


Puxão de orelhas nos bispos chilenos...

17.01.18 | 10:18. Archivado en Atualidade

Na maratona do Papa em Chile, no dia 16/JAN, houve um momento com os bispos, na Sacristia da Catedral de Santiago.

O Papa, num discurso brevíssimo, destacou uma das causas do descrédito da hierarquia chilena: o clericalismo. E convocou aos bispos para exercer melhor seu pastoreio: Uma paternidade que não é paternalismo nem abuso de autoridade. Eis um dom que vocês devem pedir: estar perto de seus padres, com o estilo de São José. Uma paternidade que ajuda a crescer e a desenvolver os carismas que o Espírito quis derramar em seus respectivos presbitérios.

Um dos problemas, que enfrentam atualmente as nossas sociedades, é o sentimento de orfandade, ou seja, sentir que não pertencem a ninguém. Este sentir «pós-moderno» pode penetrar em nós e no nosso clero; então começamos a pensar que não pertencemos a ninguém, esquecemo-nos de que somos parte do santo povo fiel de Deus e que a Igreja não é, e nunca será, uma elite de pessoas consagradas, sacerdotes ou bispos.

Não poderemos sustentar a nossa vida, a nossa vocação ou ministério, sem esta consciência de ser povo.

>> Sigue...


Fruto da guerra: O menino de Nagasaki...

16.01.18 | 14:03. Archivado en Atualidade

Mais uma vez o Papa Francisco fala de um possível Armagedon, uma guerra nuclear de consequências imprevisíveis para a humanidade. Os presidentes de Estados Unidos e da Coreia do Norte elevaram a tensão a um nível máximo. Só precisamos de um incidente para desencadear a guerra...

Tenho medo de uma guerra nuclear. Estamos no limite… confessou publicamente o Papa. E ele é bem informado. Precisamos destruir o armamento nuclear disse o Papa aos jornalistas que o acompanham na sua viagem ao Chile. E lhes distribuiu essa foto dramática do menino de Nagasaki, 1945, que espera às portas do crematório público, para depositar seu irmãozinho morto pela bomba atômica.

>> Sigue...


Dias 15 a 22/JAN: Viagem apostólica do Papa ao Chile e Peru...

15.01.18 | 12:30. Archivado en Atualidade

O Papa Francisco estará novamente na América Latina de 15 a 22/JAN/2018, visitando o Chile e o Peru. Eis o programa oficial:

CHILE
15/JAN (Segunda-feira): ROMA - SANTIAGO
08h00 Partida do Aeroporto de Roma/Fiumicino para Santiago
20h10 Chegada ao Aeroporto de Santiago. Cerimônia de boas-vindas
21h00 Chegada do Santo Padre à Nunciatura Apostólica

16/JAN (Terça-feira):
08h20 Encontro com Autoridades, Sociedade Civil e Corpo Diplomático no Palácio de la Moneda
09h00 Visita de cortesia à Presidente no Salão Azul do Palácio de la Moneda
10h30 Santa Missa no Parque O’Higgins
16h00 Breve visita ao Centro Penitenciário Feminino de Santiago
17h15 Encontro com Sacerdotes, Religiosos, Religiosas, Consagrados e Seminaristas na Catedral de Santiago
18h15 Encontro com os Bispos na Sacristia da Catedral
19h15 Visita privada ao Santuário de São Alberto Hurtado, SJ. Encontro privado com os jesuítas

>> Sigue...


2º DTC: BUSCA VITAL... (Pe. A. Palaoro SJ)

13.01.18 | 18:06. Archivado en Liturgia

“O que estais buscando?” (Jo 1,38)
Um dos temas importantes do quarto evangelho é o da busca-encontro de Jesus. A primeira palavra que o autor do evangelho põe na boca de Jesus é uma pergunta: “Que buscais?”

No ser humano tudo começa com a busca, pois é ela que põe em marcha todo o processo existencial. No princípio ele busca “estar bem”, “sentir-se melhor”... E busca “fora”, em objetos, pessoas, títulos, ocupações... o que poderiam satisfazer sua sensação de carência. Mais cedo ou mais tarde, a vida lhe mostrará que nada do que está fora é capaz de “plenificá-lo”, fazendo-o suspeitar que é preciso dirigir o olhar para o seu interior.

É a busca que dá sentido e calor à própria vida. Quem não busca, vive um processo continuo de atrofia de sua própria humanidade.

Viver é buscar. A busca marca a caminhada humana e define os rumos da vida. Vive-se em permanente busca. “Diga-me o que buscas e dir-te-ei quem és”.

O ser humano se sente impulsionado a buscar para conseguir acalmar sua insatisfação existencial. Mas a busca não guarda relação só com a carência, senão que é, ao mesmo tempo, expressão do desejo (aspiração).

Diferença do que nasce da carência e o que nasce do desejo? No primeiro, o ser humano busca apegar-se e apropriar-se de algo que percebe como “bom” para si; no segundo, pelo contrário, é o impulso a viver e a expressar a própria identidade profunda.

>> Sigue...


Martes, 11 de diciembre

BUSCAR

Editado por

Síguenos

Hemeroteca

Enero 2018
LMXJVSD
<<  <   >  >>
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031