Terra Boa

27/AGO: Dom Luciano Mendes de Almeida SJ (1930-2006): A caridade em pessoa...

27.08.17 | 04:13. Archivado en Jesuítas

Dom Luciano Mendes de Almeida foi uma figura impar, e que marcou brilhantemente a Igreja no Brasil. Ele teve uma atuação extraordinária que o projetou em toda a América Latina e em diversos países da Europa, especialmente na Itália. Figura admirável: inteligente, memória prodigiosa, homem cheio de qualidades, mas sem dúvida alguma, o traço mais marcante de dom Luciano foi sua caridade.

Ele foi nomeado bispo Auxiliar de S. Paulo, pelo Papa Paulo VI, e depois Arcebispo de Mariana, por João Paulo II. Ele exerceu diversos mandatos na CNBB: Secretário Geral (1979-1988) e Presidente (1987-1995).

O lema episcopal de D. Luciano: In nomine Jesu.

O legado principal do seu ministério foi sempre o amor, o amor a todos. Inesquecível aquela sua frase: Em que posso ajudar?... E já moribundo repetia: Cuidem dos pobres, não se esqueçam dos pobres...

Servidor dos humildes, dos pequenos e dos marginalizados... Ele foi um dos iniciadores da Pastoral do Menor no Brasil...

Como bom jesuíta, D. Luciano foi fidelíssimo ao Santo Padre, embora incompreendido pela Cúria Romana que o tinha como um bispo rebelde e de esquerdas. Era puro evangelho de Jesus!

Ele faleceu no dia 27/AGO/2006.

No dia 27/AGO/2014, tempos do Papa Francisco, a Congregação para a Causa dos Santos autorizou o início do processo de sua beatificação. Os que o conhecemos dizíamos que ele era um santo.

Louvado seja Deus por este nosso irmão fidelíssimo à Igreja e que tanto lutou pelos Direitos Humanos...


Opine sobre la noticia con Facebook
Opine sobre la noticia
Normas de etiqueta en los comentarios
Desde PERIODISTA DIGITAL les animamos a cumplir las siguientes normas de comportamiento en sus comentarios:
  • Evite los insultos, palabras soeces, alusiones sexuales, vulgaridades o groseras simplificaciones
  • No sea gratuitamente ofensivo y menos aún injurioso.
  • Los comentarios deben ser pertinentes. Respete el tema planteado en el artículo o aquellos otros que surjan de forma natural en el curso del debate.
  • En Internet es habitual utilizar apodos o 'nicks' en lugar del propio nombre, pero usurpar el de otro lector es una práctica inaceptable.
  • No escriba en MAYÚSCULAS. En el lenguaje de Internet se interpretan como gritos y dificultan la lectura.
Cualquier comentario que no se atenga a estas normas podrá ser borrado y cualquier comentarista que las rompa habitualmente podrá ver cortado su acceso a los comentarios de PERIODISTA DIGITAL.

caracteres
Comentarios

Aún no hay Comentarios para este post...

    Miércoles, 17 de octubre

    BUSCAR

    Editado por

    Síguenos

    Hemeroteca

    Octubre 2018
    LMXJVSD
    <<  <   >  >>
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031