Terra Boa

Meu irmão, minha irmã ... (Autobiografia de S. Inácio de Loyola)

19.06.17 | 04:09. Archivado en Jesuítas

Aprendi que no escuro enxergo mais e melhor...
Suspeitava o irmão e alguns da casa que Ínhigo queria abraçar grande mudança de vida. Achando-se já com algumas forças, julgou que já era tempo de partir. Ao ouvir isso o irmão o conduz a um quarto e depois a outro, e com muitas admirações começava a rogar-lhe: Não se deite a perder; olhe quanta esperança nele deposita toda a família; quanto pode vir a ser... (Autob. 12)

Não é fácil fazer a vontade de outrem! Ínhigo de Loyola, até agora, fez quase sempre a sua e os resultados foram desastrosos. Agora, já recuperado, decide fazer a vontade divina. Por onde começar? Um dia leu as palavras de Jesus: Quem é meu irmão, minha mãe, minha irmã?... E sentiu ecoar dentro do seu coração uma palavra: Segue-me!

Às vezes temos ideias estranhas sobre o que seja a “vontade de Deus”. Ela vai se realizando aos poucos, no dia-a-dia da vida e nos “configura” com Cristo. Queiramos ou não, a vida vai nos configurando e nos deixando mais parecidos com Ele.

Já percebeu que sem amor ninguém consegue fazer a vontade do outro? Inácio, seu nome novo, começa a amar a Deus e aos outros gratuitamente.

Chegou o dia da partida. Com o coração e os olhos postos em Jesus, Inácio se despede dos seus e toma novo rumo. Ele não sabe o que lhe espera, mas sem o primeiro passo, ninguém sai do seu lugar e da mesmice paralisante de sempre.

Inácio deixa, pois, os seus, sua casa e a sua segurança. Também as velhas tradições familiares que, por vezes, não eram nada solidárias nem evangélicas. Para trás fica sua vida mundana e na frente, os sonhos que Deus sempre imaginara sobre ele... Sente-se livre!

Para começar, precisa ir ao encontro de algumas pessoas que ofendera e lhes restituir a verdade, outrora tirada. Isso fazia parte da justiça restaurativa que sentia ser um dever.

Fazer a vontade de Deus, viver os valores do Evangelho exige deixar umas coisas e fazer outras, por mais estranhas que pareçam ser. Pedir perdão é uma delas.

Uma pergunta: E você, o que precisa fazer para sair da mesmice negativa da sua vida?


Opine sobre la noticia con Facebook
Opine sobre la noticia
Normas de etiqueta en los comentarios
Desde PERIODISTA DIGITAL les animamos a cumplir las siguientes normas de comportamiento en sus comentarios:
  • Evite los insultos, palabras soeces, alusiones sexuales, vulgaridades o groseras simplificaciones
  • No sea gratuitamente ofensivo y menos aún injurioso.
  • Los comentarios deben ser pertinentes. Respete el tema planteado en el artículo o aquellos otros que surjan de forma natural en el curso del debate.
  • En Internet es habitual utilizar apodos o 'nicks' en lugar del propio nombre, pero usurpar el de otro lector es una práctica inaceptable.
  • No escriba en MAYÚSCULAS. En el lenguaje de Internet se interpretan como gritos y dificultan la lectura.
Cualquier comentario que no se atenga a estas normas podrá ser borrado y cualquier comentarista que las rompa habitualmente podrá ver cortado su acceso a los comentarios de PERIODISTA DIGITAL.

caracteres
Comentarios

Aún no hay Comentarios para este post...

    Miércoles, 18 de octubre

    BUSCAR

    Editado por

    Síguenos

    Hemeroteca

    Octubre 2017
    LMXJVSD
    <<  <   >  >>
          1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031