Terra Boa

O Pe. Geral dos jesuítas em Camboja...

21.07.17 | 15:29. Archivado en Jesuítas

O Reino de Camboja é habitado por quase 15 milhões de pessoas, 95% budistas. E aí estamos também presentes, como servidores da missão de Cristo em obras educativas e sociais.

O Superior Geral Pe. Arturo Sosa (*1948), venezolano, visitou por primeira vez a Ásia, e também um templo budista, onde rezaram e falaram sobre paz e reconciliação entre as pessoas e as religiões.

Alguns estranharam que o Pe. Geral não fosse com vestes clericais (batina ou clergyman...). Os jesuítas não temos 'hábito' definido, como os monges. Nunca fomos monges! Apenas companheiros de Jesus e irmãos de todos.

Apoiemos fraternalmente o diálogo inter-religioso, cultura do encontro, e respeitemos o modo de ser e viver de cada um.

O Reino de Camboja é habitado por quase 15 milhões de pessoas, 95% budistas. E aí estamos também presentes, como servidores da missão de Cristo em obras educativas e sociais.

O Superior Geral Pe. Arturo Sosa (*1948), venezolano, visitou por primeira vez a Ásia, e também um templo budista, onde rezaram e falaram sobre paz e reconciliação entre as pessoas e as religiões.

Alguns estranharam que o Pe. Geral não fosse com vestes clericais (batina ou clergyman...). Os jesuítas não temos 'hábito' definido, como os monges. Nunca fomos monges! Apenas companheiros de Jesus e irmãos de todos.

>> Sigue...


Dia 18/JUL: Padre Antônio Vieira (1608-1697)...

18.07.17 | 04:35. Archivado en Jesuítas

Hoje quero lembrar esta figura impar da história, e da literatura brasileira: o Pe. Antõnio Vieira, da Companhia de Jesus.
O Pe. Vieira, nascido em Lisboa, chegou com sua família no Brasil, quando tinha 6 anos de idade. Aqui, ele se formou como religioso, filósofo, exímio escritor e excelente orador. Ele colocou suas qualidades a serviço dos povos indígenas, combatendo a sua exploração e escravização, sendo chamado carinhosamente "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi). Ao mesmo tempo defendeu os judeus, e foi precursor da abolição da escravatura.

>> Sigue...


Coração aberto e dilatado... (Cf. Pe. A. Palaoro SJ)

16.07.17 | 13:18. Archivado en Liturgia

Jesus entrou num povoado, e certa mulher de nome Maria, recebeu-o em sua casa... (Lc 10,38)

A “hospitalidade” é um dos termos bíblicos mais ricos em relação com nossos semelhantes. A hospitalidade é uma “experiência existencial”, acolhida gratuita. Quem é acolhido tem direitos, mas também tem deveres e aquele que acolhe está disposto a mudar sua rotina. Ambos renovam e redefinem sua identidade.

O serviço da hospitalidade é um movimento que vem de dentro da pessoa. É abertura e disponibilidade àquele que interpela nosso modo rotineiro e estreito de viver. Só quem tem coração aberto e dilatado vive a hospitalidade, como surpresa divina, pois acolher o outro multiplica a alegria da partilha e da vida.

>> Sigue...


15º DTC: Tempo de enraizar... (cf. Pe. A. Palaoro SJ)

15.07.17 | 04:29. Archivado en Liturgia

Temos perdido as raízes? Como conectar-nos com elas? Quê raízes nos alimentam? Onde estamos enraizados? Quais as raízes que nutrem atualmente nossa vida? São as melhores?

Fincar raízes, viver em profundidade. É preciso viver a partir das raízes.

Neste novo contexto em que vivemos, marcado pelo desenraizamento, promove-se mais viver em mundos virtuais do que no próprio chão existencial, e vivemos na superfície dos acontecimentos e dos relacionamentos.

Desenraizar-se é desumanizar-se. As palavras e gestos de Jesus romperam a ordem oficial do templo, a segurança dos sacerdotes, a razão dos escribas destacando o amor do Pai.

As parábolas parecem revelar a verdadeira identidade de Jesus. Por isso, é decisivo prestar atenção ao seu modo de falar, de semear.

>> Sigue...


O que será de minha vida?... (Autob. de S. Inácio de Loyola)

14.07.17 | 20:21. Archivado en Jesuítas

O que será de minha vida?... Esta pergunta pode ter mil respostas. Nem sempre somos o que sonhamos, nem sonhamos o que realmente poderíamos ser. No decorrer da vida, inúmeras variáveis acontecem, e quase todas elas dependem mais do coração do que da razão. Somos o que buscamos.

Conheço jovens positivos de pais negativos e a vice-versa também. A fé e a bondade não se recebem só por herança. Elas se constroem artesanalmente, com paciência e o passar do tempo. O tempo acaba mostrando o que verdadeiramente amamos e buscamos.

>> Sigue...


Só Jesus salva...

07.07.17 | 16:45. Archivado en Mensagens

"Só Jesus salva!" é um slogan popular em adesivos, placas em eventos esportivos e faixas fixadas em árvores ou puxadas por aviões de pequeno porte. Também escrita em muros, mesmo com erros gramaticais... Provavelmente nenhuma destas frases foi feita por católicos. Contudo, não negamos essa verdade: Só (com acento) Jesus salva.

Como fazer, pois, do V centenário da Reforma protestante, celebrado em 2017, uma ocasião de graça e de reconciliação para toda a Igreja, e não apenas para os irmãos separados?

O Espírito Santo nos insere na plena verdade da pessoa de Cristo, e nos ilumina sobre a maneira pela qual a salvação nos chega. Somos justificados, salvos, pela fé em Jesus, o Cristo.

A tese da justificação pela fé, e não pelas 'boas' obras, outrora campo de batalha entre católicos e protestantes, parece superado. Todos sabemos que salvação não é pelas nossas obras, mas é dom e graça do bom Deus que nos chega por Jesus.

A doutrina da justificação gratuita pela fé é a mensagem central do Evangelho de Cristo, contido já na palavra “Evangelho”, boa notícia.

>> Sigue...


Este homem é perigoso...

04.07.17 | 04:59. Archivado en Atualidade

O dia 4/JUL é feriado nacional nos Estados Unidos (Independence Day). Esse dia marca a Declaração de Independência, 1776, do Império Britânico.

Passaram pouco mais de 6 meses que esta figura grotesca paira pelo mundo. Donald Trump (70 anos) representa o que há de mais vil e mesquinho num ser humano e seu poder político juntamente com sua verborragia atemoriza e envergonha.

Eu sei que em tempos de crise não podemos dividir a humanidade entre 'bons' e 'maus', pois o pecado a todos toca. Com tudo, podemos afirmar que o modo de ser deste 45º presidente dos EE.UU não representa a maioria do povo americano. Conheço pessoas maravilhosas no meio da maior desolação.

>> Sigue...


PAPA FRANCISCO: TIMONEIRO DE DEUS... (cf. Pe. Paulo Crozera/Campinas-SP)

02.07.17 | 14:41. Archivado en Mensagens

Estamos atravessando mares bem revoltos no mundo e na própria Igreja. Há reações de toda espécie e interpretações completamente díspares. No entanto, o Papa Francisco tem desempenhado uma liderança exemplar com muita lucidez, grande coragem e renovada abertura, mas sobretudo com uma humildade evangélica que salta aos olhos.

Certamente seu pontificado não será muito longo, mas ele deixará um legado precioso, e as mudanças que serenamente está empreendendo provocarão uma renovação comparável ao tem sido o abençoado Concílio Vaticano II.

Evidentemente, na barca de Pedro sempre haverá aqueles que desejam remar para trás, e não compreendem o itinerário a seguir. Não foi assim também com os discípulos de Jesus? Basta ler com atenção o Evangelho de Marcos, por exemplo, e veremos uma série de contradições do começo ao fim entre a proposta de Jesus e o acolhimento dela por parte dos seus seguidores. Ao final do Evangelho não é nenhum deles que professa a fé em Jesus, mas, sim um soldado romano: "Realmente este homem era Filho de Deus!" (Mc 15,39).

>> Sigue...


02/JUL: São Bernardino Realino SJ (1530 -1616)...

02.07.17 | 04:51. Archivado en Liturgia

Bernardino nasceu na ilha de Capri/Nápoles, no seio de uma família religiosa. Homem de grandes qualidades humanas, estudou e se formou em filosofia, medicina, direito civil e eclesiástico. Entrou logo na administração pública e política sendo prefeito de diversas cidades: Felizzano de Monferrato, Cassine, Castel Leone e, finalmente, auditor e lugar-tenente de Nápoles.

De temperamento alegre e otimista, conheceu os jesuítas; fez os Exercícios Espirituais e entrou na Companhia de Jesus aos 34 anos de idade. Trabalhou incansavelmente como padre e por muitos anos em Lecce, onde fundou um colégio e se colocou a serviço dos pobres, doentes e encarcerados. O seu trabalho pastoral foi tão significativo e valioso que, moribundo, o Conselho Municipal pediu-lhe sua proteção eterna para a cidade. Em vida, pois, o fizeram, padroeiro da cidade e da diocese, tal a fama de santidade que ele tinha!

Bernardino foi beatificado pelo Papa Leão XIII, em 1895, e canonizado pelo Papa Pio XII, em 1947.

São Bernardino Realino é padroeiro das cidades de Lecce e Capri.

São Bernardino Realino, rogai a Deus pelos que exercem cargos públicos e também por todos nós!

Uma pergunta: Você se corrompe facilmente usando as coisas públicas como se fossem suas?


O mundo da mística...

01.07.17 | 04:42. Archivado en Espiritualidade

Há pessoas que ficam a vida toda no nível da corporeidade, e das sensações mais primárias: Provavelmente são primitivas e narcisistas. Outras evoluem, crescem e percebem que além do corpo também há a mente, com suas imagens e pensamentos que abrem horizontes para além de si mesmos. Os relacionamentos humanos, para eles, são fundamentais. Estas aprenderam a ser mais fraternos e solidários. Mas, há outro grupo que, sem perder o contato com o mundo real das coisas e das pessoas, colocam o seu coração na transcendência da realidade ordinária, e mergulham no mistério da interioridade e da profundidade. São pessoas sensitivas, pacíficas e até místicas que experimentam a comunhão universal com tudo e todos, como o amor de dois amantes. São trans-pessoais, holísticos e contemplativos.

Todos percebemos os objetos no nível sensorial e as imagens do mundo mental, mas nem todos experimentam ou percebem esta realidade do mundo psíquico e espiritual que está além dos sentidos corporais. Olhamos as coisas e as pessoas por fora, mas quase nunca as percebemos por dentro. Cada um olha o mundo a partir do o estágio em que se situa e vive. Conheço estes três olhares: O olhar animal, o racional e o contemplativo ou místico. O olhar espiritual é muito maior, mais profundo e abrangente do que os anteriores.

>> Sigue...


Espiritualidades condicionadas e condicionantes...

27.06.17 | 05:22. Archivado en Espiritualidade

Os santos enfrentaram os seus demônios...
Na Igreja há diversas espiritualidades nascidas de experiências ‘fortes e significativas’ de algumas pessoas que consideramos santas. Santas, mas sempre humanas e sujeitas às instâncias inconscientes do Id ou do Superego.

Estas espiritualidades nascidas de experiências profundas se situam num desses princípios psíquicos que nos habitam e o revelam. Uma curiosidade, assim como o Id rejeita instintivamente o Superego e este aquele, quem vive um tipo de espiritualidade enraizada numa dessas duas forças do inconsciente exclui sistemática e instintivamente a outra dimensão. Isso é curioso e alarmante, pois facilmente rejeitamos os outros não por razões, mas por emoções!

Assim como há pessoas que vivem a partir de suas dimensões inconscientes e condicionadas (Id e Superego), também há espiritualidades que se situam inconscientemente numa dessas formas. No fundo, nossas crenças parecem ser mais um jogo de seduções emocionais do que de convicções religiosas.

>> Sigue...


12º DTC: EVANGELIZAR NOSSA INTERIORIDADE... (Cf. Pe. A. Palaoro SJ)

24.06.17 | 04:51. Archivado en Liturgia

Os conflitos são constantes no caminho da fidelidade ao Evangelho: conflitos externos que surgem a partir da presença inspiradora e provocativa dos(as) seguidores(as) de Jesus; conflitos internos que afloram quando a mensagem evangélica ressoa na interioridade de cada um, desvelando seus contraditórios impulsos, tendências, dinamismos, forças...

O ser humano vive tencionado entre dois polos: entre luz e escuridão, céu e terra, fragmentação e unidade, espírito e instinto, solidão e vida comum, medo e desejo, amor e ódio, razão e sentimento, sagrado e profano, enfim, entre a animalidade e a humanidade.

Não é um combate entre o bem e o mal; nem uma leitura moralista da assim chamadas “tentações”. O combate dualístico provoca puritanismo, farisaísmo, legalismo, voluntarismo esvaziando a pessoa de toda densidade humana.

>> Sigue...


Viernes, 21 de julio

BUSCAR

Editado por

Síguenos

Hemeroteca

Julio 2017
LMXJVSD
<<  <   >  >>
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31